Forum da Cultura sedia exposição fotográfica ‘Antiquário’, com foco em objetos do cotidiano

forum da cultura fernando raine antiquario

forum da cultura fernando raine antiquario
São 12 registros fotográficos presentes na exposição (Foto: Fernando Raine/ Reprodução)

O Forum da Cultura (Rua Santo Antônio 1112 – Centro) sedia, até o dia 16 de maio, a mostra “Antiquário”, do fotógrafo e escritor Fernando Raine. A exposição traz 12 fotografias inéditas, em preto e branco, com objetos que fizeram parte da história, de manifestações tradicionais e uso cotidiano em muitas residências, que buscam evocar a memória coletiva, social e urbana. A visitação é gratuita, acontecendo de segunda a sexta-feira, entre 10h e 19h.

Além da mostra, acontece no último dia de exposição, das 14h às 17,  a oficina “Fotografias de antiquário no Forum”. Ela será ministrada pelo próprio expositor e tem como objetivo oferecer momentos de intercâmbio de conhecimento entre o fotógrafo e os participantes, noções básicas de fotografia, além de uma atividade prática, que consistirá no exercício de registrar objetos antigos do casarão. Os resultados dos trabalhos realizados serão apresentados nas redes sociais do Forum da Cultura. A oficina é gratuita e aberta ao público a partir dos 16 anos. Os interessados devem utilizar seu próprio equipamento fotográfico, como, por exemplo, câmera digital ou o próprio celular. As inscrições podem ser realizadas por meio de forumlário até 15 de maio.

A exposição ‘Antiquário’

A ideia do projeto surgiu a partir de uma visita do fotógrafo ao sítio de um familiar. No local, observou diversos itens antigos “esquecidos” no ambiente, selecionou aqueles que mais chamaram a sua atenção, e, em um pequeno estúdio improvisado, realizou as fotografias por meio de um aparelho celular. “Quando visualizei tantos objetos antigos ali, parados, pegando poeira, pensei no quanto mereciam e deviam ser retratados. Esses objetos têm memória, têm história, então resolvi resgatar isso através da fotografia”, relata Raine, em nota à imprensa.

Entre os objetos expostos, estão um microfone de 1960, da marca Shure; um radioamador de 1966, da marca Yaesu; um pilão de cobre, de 1963; um telefone modelo JK, de 1950, confeccionado em homenagem ao presidente Juscelino Kubitschek; e um ferro a carvão, datado de 1920. Entre os destaques, está a fotografia de uma tesoura de ferro do ano de 1900. O objeto veio da Itália para o Brasil pelas mãos do bisavô da esposa de Raine. O senhor Virgílio Bisaggio era alfaiate na Itália, veio como vice-cônsul para o país e estabeleceu-se em Juiz de Fora, onde fundou a alfaiataria Oriente. A tesoura passou por todo o percurso, ganhou marcas de ferrugem e agora é alçada, fotograficamente, às paredes do centenário casarão

Outro objeto destacado nas imagens é o relógio de bolso Alfred Grimler Ancre Ligne Droite, fabricado em ouro 18 quilates, no ano de 1905. Cuidadosamente cunhado com um sistema interno de engrenagens complexo, o exemplar é raro, por terem sido produzidas pouquíssimas unidades ao ano. 

A mostra busca explorar a relação entre memória e fotografia, denunciando a obsolescência programada, que consiste em uma estratégia de tornar os objetos descartáveis em um período curto de tempo. Com o registro da imagem, os objetos ganham uma sobrevida a fatores corrosivos, sejam eles físicos, como a ferrugem, ou intangíveis, como o consumismo. 

Serviço

Mostra “Antiquário”

  • No Forum da Cultura (Rua Santo Antônio 1112 – Centro)
  • Até dia 16 de maio, entre 10h e 19h
  • Entrada gratuita

Fotografias de Antiquário no Forum

  • No Forum da Cultura (Rua Santo Antônio 1112 – Centro)
  • Dia 16 de maio, das 14h às 17h
  • Classificação: 16 anos
  • LEIA MAIS sobre cultura aqui

 

O post Forum da Cultura sedia exposição fotográfica ‘Antiquário’, com foco em objetos do cotidiano apareceu primeiro em Tribuna de Minas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.