Durante muito tempo, acreditou-se que, para uma marca se destacar, era preciso investir em campanhas megaproduzidas, com roteiros elaborados e cenários incríveis. Mas esse modelo de marketing tradicional está ficando para trás — e isso não é de hoje.
Na tentativa (nobre) de criar uma conexão genuína com as pessoas, muitas marcas estão trocando o glamour pela autenticidade, apostando em formatos de publicidade real, menos perfeitos e mais humanos. Um exemplo recente viralizou nas redes sociais: a nova campanha da TRESemmé, com Maria Bethânia e Sabrina Sato.
Nada de beleza inalcançável. Apenas um bate-papo direto, leve e sem exageros — reforçando a liberdade de cada mulher sobre o próprio cabelo. A intenção não era “disfarçar” a publicidade, mas sim criar algo mais verdadeiro e interessante, que refletisse os novos padrões de consumo no mercado da beleza.
O que engaja hoje? Uma boa ideia contada com verdade. Simples assim. E foi exatamente por isso que a campanha teve tanto sucesso: fugiu do óbvio e tocou num ponto sensível e poderoso — a autenticidade. Resultado? Mais de 80 milhões de visualizações e 190 mil compartilhamentos em quatro dias.
Mas e as pequenas marcas?
É claro que a campanha da TRESemmé não foi simples — reunir duas celebridades exige investimento. No entanto, pequenas empresas também podem se conectar de forma verdadeira e estratégica com o público, usando recursos mais acessíveis — desde que saibam com quem estão falando e como querem ser lembradas.
O que está em jogo aqui é identificação, confiança e conexão. O consumidor atual é mais fiel a marcas que compartilham seus valores, estilo de vida e interesses.
Isso quer dizer que qualidade não importa? Importa, sim. Mas, se você está esperando o momento “perfeito”, talvez esteja apenas perdendo tempo. Comece agora, com o que você tem em mãos.
Como se conectar de forma verdadeira com o seu público:
- Entenda quem você é: Qual é a essência da sua marca? O que a diferencia?
- Conheça o seu público: Do que ele precisa? O que esperam da sua marca?
- Aproveite o que tem: Vídeos simples, feitos com o celular e sem filtros exagerados funcionam — e funcionam bem.
- Não tente ser perfeito: Mostre os bastidores. Errar também é conteúdo — e aproxima.
- Entre nas conversas certas: Use memes e temas do momento que façam sentido para sua marca.
Menos filtro, mais verdade
O marketing de hoje nos mostra que autenticidade vale mais que aparência e não é à toa que os consumidores confiam mais em micro influenciadores (entre 10 e 50 mil seguidores) do que em grandes famosos. Os dados são da pesquisa YouPix e Nilsen e mostram como as pessoas estão cansadas da propaganda forçada, que esconde defeitos e exagera qualidades. E nesse cenário, a espontaneidade virou um diferencial competitivo.
Ou seja, menos filtro, mais verdade. Cuide do visual, sim — mas sem exageros. Porque o real é mais poderoso que o perfeito.