Com mais de 1.530 processos trabalhistas agendados, o Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região iniciou nesta segunda-feira 26 a Semana Nacional de Conciliação, com a meta de superar todos os resultados anteriores.
A mobilização, que segue até sexta-feira, dia 30, abrange todo o Rio Grande do Norte e está aberta inclusive para partes que não tenham feito agendamento prévio. Basta comparecer ao TRT ou aos Centros Judiciários de Solução de Conflitos (Sejusc) para tentar incluir seu processo na pauta.
De acordo com a desembargadora Isaura Simonetti, vice-presidente do TRT-RN e coordenadora do Nupemec, núcleo responsável pelas iniciativas de conciliação, o esforço é coletivo e começou semanas antes da semana oficial. “É um trabalho antecipado que pode, inclusive, levar esse número a crescer, já que as partes interessadas podem solicitar entrada na pauta mesmo durante a semana”, afirmou. Isaura ressaltou que a conciliação é uma forma mais rápida, econômica e menos desgastante de resolver os litígios trabalhistas.
Coordenados pelas juízas Raquel Vilar em Natal e Maria Rita Manzarra em Mossoró, os Sejuscs foram os principais articuladores do agendamento dos casos. A triagem dos processos se deu com base no interesse das partes e na viabilidade de acordo. “Chegamos a índices de mais de 80% de sucesso nas conciliações pautadas porque trabalhamos com processos que já apresentam sinal de acordo entre os envolvidos”, explicou a desembargadora.
Em 2023, o TRT-RN obteve o Selo Prata do Conselho Superior da Justiça do Trabalho por ter solucionado mais de 560 processos durante a Semana da Conciliação e movimentado R$ 137 milhões em pagamentos a trabalhadores. Este ano, o tribunal pretende ir além. “Nosso objetivo agora é o selo ouro”, declarou Isaura Simonetti, lembrando que o tema desta edição é “Menos conflitos, mais futuro”, em alinhamento com a Agenda 2030 da ONU.