INSS: Veja como denunciar e pedir ressarcimento de descontos

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) enfrenta um dos maiores escândalos de sua história, com a descoberta de descontos indevidos em aposentadorias e pensões, que podem ter lesado milhões de beneficiários. Estima-se que o prejuízo causado por essas fraudes alcance até R$ 6,3 bilhões . Diante desse cenário, o novo episódio do Comando do Consumidor traz esclarecimentos essenciais para quem deseja entender e resolver essa situação.

Apresentado pelo defensor público Cássio Bitar, o programa conta no espisódio desta semana com a participação especial da jornalista Haynna Hálex, coordenadora de multimídia do DOL. Juntos, eles respondem às principais dúvidas dos internautas sobre como identificar descontos não autorizados, denunciar irregularidades e solicitar o ressarcimento dos valores indevidamente cobrados.Desde o dia 13 de maio, o INSS disponibilizou, por meio do aplicativo Meu INSS e da central de atendimento 135, a opção para que beneficiários verifiquem se houve descontos associativos em seus benefícios. Caso identifiquem cobranças não autorizadas, os segurados podem contestar diretamente pelos canais oficiais, sem a necessidade de apresentar documentos adicionais .

O programa também destaca a importância de utilizar apenas os canais oficiais do INSS para evitar novos golpes. O instituto reforça que não entra em contato por telefone, e-mail ou mensagens solicitando informações pessoais. Todas as comunicações são feitas exclusivamente pelo aplicativo Meu INSS ou pela central 135 .Para mais detalhes sobre como proceder em casos de descontos indevidos e proteger seus direitos, assista ao episódio completo do Comando do Consumidor disponível no DOLCast e nas principais plataformas de streaming.Não esqueça: a informação é o melhor negócioO Comando do Consumidor é uma série de videocast com serviços na área do direito do consumidor atualizada as terças-feiras.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.