Engenheiro de Segurança do Trabalho, de grande reconhecimento e carreira, Balbinot é um dos nomes mais respeitados no Brasil quando os assuntos são os complexos contextos e consequências que hoje envolvem as normativas da “SST e o eSocial”
Após dar espaço, nas duas primeiras edições do ano, para a gestão municipal e também ao contexto da segurança pública em Estrela, a Reunião-Almoço da Câmara de Comércio, Indústria, Serviços e Agronegócio de Estrela (Cacis) de junho abrirá a oportunidade para a discussão de um tema que, embora mais técnico e ainda não muito popular, não se mostra menos relevante, atual e presente à vida de muitos brasileiros, especialmente empresários e trabalhadores: “a conformidade das empresas com o eSocial e as normas da Segurança e Saúde do Trabalho (SST)”. Para explanar sobre o tema, o convidado será Rogério Luiz Balbinot, engenheiro de Segurança do Trabalho de reconhecida trajetória e um dos mais respeitados do País no respectivo cenário. Inscrições para o encontro, agendado para o fim da manhã do próximo dia 13 de junho, na Società Italiana Fiori Dei Piani, já são aceitas.

Diretor da RSData e Consetra; Balbinot explanará sobre a “SST no eSocial: critérios, responsabilidade, como evitar multas nas áreas tributária, trabalhista, previdenciária, civil e criminal.” Na oportunidade, o profissional, com mais de 20 anos de experiência na respectiva área (membro de Grupos de Trabalho do eSocial, entre eles GT-Confederativo e GT-Fenacon; e também coordenador nacional do grupo das empresas piloto; como ainda conselheiro do Geat/Contrab – Fiergs), pretende trazer respostas diretas às crescentes preocupações daqueles que enfrentam desafios em manter a conformidade com o sistema de recolhimento e fiscalização de dados do governo. Balbinot, que tem palestrado por todo o País e também em eventos no exterior, irá tratar da necessidade de compromisso das organizações em garantir que seus processos estejam alinhados ao eSocial, sendo que há ainda muitas identificadas lacunas na qualidade dos dados deste segmento inseridos pelas empresas, cujo cenário, quando não bem administrado, pode colocar os negócios em risco de multas e penalizações.
Conformidade com a lei
Conforme os especialistas, qualquer erro na inserção de dados pode resultar em penalidades financeiras severas e passivos que comprometem a estabilidade dos negócios. Como exemplo, Rogério Balbinot atenta. “Contadores e escritórios de contabilidade ainda cometem erros ou deixam de prestar informações completas e assertivas de Segurança e Saúde ao eSocial. Isso pode gerar multas e processos judiciais”, alerta. “Todas as partes prejudicadas, entre estas Governo Federal/RFB, trabalhadores, empregadores e outros, tendem a acionar o judiciário para uma devida reparação. O fato então é: como as empresas estão preparadas para este enfrentamento e sustentabilidade?”, questiona ele, ao ressaltar como uma gestão eficaz em conformidade com as leis pode prevenir ações regressivas e proteger as finanças das empresas; bem como a importância de se bem compreender as diferenças entre as legislações trabalhistas e previdenciárias, algo essencial para evitar complicações legais.
Inscrições
Agendada para o próximo dia 13 de junho na Società Italiana Fiori Dei Piani, com recepção a partir das 11h30min, a Reunião-Almoço está com as inscrições abertas e as mesmas podem ser confirmadas até o dia 11. Os valores seguem os mesmos do ano passado: R$ 80 para sócios Cacis; e R$ 100 para não-sócios. Vagas podem ser reservadas pelo telefone (51) 3712-1900 e pelo WhatsApp 986330-0021, ou ainda pelo e-mail [email protected] Para mais detalhes sobre os benefícios de ser sócio, chamar pelos mesmos contatos.
Apoio
São patrocinadores fixos das RAs em 2025 os sócios Cacis: Altari; Brasilata; BRDE (Banco regional de Desenvolvimento Extremo Sul); Casa Americana Estrela-Lajeado; CDL Porto Alegre; Corretores Franqueados da Prudential do Brasil (Daniel Aires e Rodrigo Bandeira); Dinna; Eidt Empreendimentos Imobiliários; Gardel Imóveis; Grupo A Hora; Grupo Medical San; Launer Química; Nexsul Conectividade; Falara – Gestão de Marcas; RSData software de sst; Sicredi; Tecnosom – produções e eventos; Unimed vales do Taquari e Rio Pardo. Os mesmos entram como parceiros em outras iniciativas da entidade, entre as quais o “Capacita Cacis” e os “Cafés Empresariais”.
_______________________________________________
Fonte: Rodrigo Angeli/AI Cacis
The post Abertas inscrições para Reunião-Almoço da Cacis com Rogério Luiz Balbinot appeared first on Agora No Vale.