Mais um morador de Lajeado cai em golpe ao negociar compra de carro pelas redes sociais

Mais um caso de estelionato envolvendo venda de veículo pelas redes sociais foi registrado na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) de Lajeado. A vítima procurou a polícia na tarde desta quarta-feira, 11, após ser enganado na compra de um veículo Fiat Palio 2004 por meio das redes sociais,

A vítima, que havia encontrado o anúncio no Facebook, foi atraída por um valor abaixo do mercado: R$ 4.500,00. A negociação começou pelo Messenger, onde o suposto vendedor sugeriu que o veículo estaria disponível para inspeção em frente ao Centro de Registro de Veículos Automotores (CRVA) de Lajeado. A vítima foi até o local combinado, onde encontrou o carro e se interessou pela compra. Após realizar a inspeção, a vítima fez um pagamento via Pix no valor acordado, utilizando a chave de pagamento fornecida pelo suposto vendedor.

No entanto, após a transação, a vítima descobriu que o homem presente no local era, na verdade, o verdadeiro proprietário do veículo, que também havia sido enganado pelo golpista. O suspeito, ao descobrir o anúncio original do carro no Facebook, entrou em contato com o dono legítimo, pediu para que ele retirasse o anúncio, e então postou um novo, assumindo falsamente ser o vendedor.

Percebendo que havia caído em um golpe, a vítima procurou a polícia e deseja representar criminalmente contra o estelionatário. A Polícia Civil de Lajeado investiga o caso e alerta para que negociações online sejam feitas com cautela, especialmente em casos de pagamento antecipado e intermediários desconhecidos.

Como funciona o golpe do intermediário: Ocorre geralmente na compra de veículos, quando uma terceira pessoa faz o contato entre o comprador e o vendedor e apresenta propostas distintas a cada um, criando uma história por trás da compra. Dessa forma, o golpista obtém domínio sobre a negociação e acaba recebendo o pagamento referente a venda, não realizando o repasse ao verdadeiro dono. Em golpes desse formato, tanto o vendedor quanto o comprador podem sair lesados, pois em alguns casos o veículo pode ser transferido ao comprador, porém o vendedor não recebe o devido pagamento.

Como se prevenir:
– Fique atento ao realizar compra e venda de bens com valores elevados.
– Ao visualizar uma proposta muito atrativa, contendo valores fora do mercado, suspeite!
– Certifique-se que a pessoa que está negociando é de fato o verdadeiro vendedor, e não um terceiro de má-fé.
– Não faça o pagamento de forma antecipada, opte por realizar o pagamento no momento da transferência do veículo, de modo presencial.

The post Mais um morador de Lajeado cai em golpe ao negociar compra de carro pelas redes sociais appeared first on Agora No Vale.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.