Projeto que fecha trecho no Centro de Rio Claro entra em debate

Câmara Municipal aprovou na segunda-feira, em primeira discussão, o projeto “7h30”, que autoriza fechamento da Avenida 5 nas noites de sábado

O projeto “7h30”, de autoria do vereador Dalberto Christofoletti (PSD), foi aprovado em primeira votação na sessão ordinária de segunda-feira na Câmara Municipal, mas causou questionamentos dos vereadores. A proposta autoriza a interdição do trecho da Avenida 5, entre as Ruas 1 e 2, no Centro de Rio Claro, nas noites de sábado.

Ao defender a proposta, o vereador Dalberto destacou que “essa ideia é justamente para reocupar o Centro da cidade (…). O Centro também tem que ser ocupado da maneira que tem dado certo em outros lugares do mundo. Se observarmos o Rio de Janeiro, ele fez a revitalização da antiga parte central e portuária, chamada hoje de Porto Maravilha, com atividades da economia criativa, com comércio, cultura, bares, lanchonetes, eventos, e recuperou aquela área portuária e central (…) A ideia é fazer aos sábados, ali na Avenida 5, entre Ruas 1 e 2, o fechamento dela aos sábados a noite, para que ali se torne um calçadão, com mais segurança para que quer curtir uma música ou outra atividade artística, o que é muito importante para a saúde mental da população. Assim vamos multiplicando ações gratuitas para a população”. O vereador também destacou que a iniciativa é importante para gerar emprego e renda no trecho, onde estão instalados bares, clube e padaria.

Já o vereador Val Demarchi (PL), ao encaminhar voto contrário à proposta na primeira votação, ponderou que “o que me preocupa, concordo que temos que revitalizar o Centro, mas por que não no Jardim Público? Dentro do Jardim Público, não fechando uma rua, trancando uma rua, porque ali, não sei se os vizinhos concordam com isso (…) o que me deixa um pouco preocupado é se há um consenso dos moradores (…) porque fechar uma rua, você tá impedindo o trânsito, e a Avenida 5 é uma avenida diferenciada, é uma avenida de fluxo grande”. O vereador explicou que os motoristas que chegam à região pelo acesso à Avenida 7 e querem acessar o Centro precisam utilizar a Avenida 5, já que a Avenida 3 tem fluxo no sentido contrário e a avenida 1 é interrompida pelo Jardim Público.

Leia a notícia Projeto que fecha trecho no Centro de Rio Claro entra em debate em Jornal Cidade RC.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.