A Prefeitura de Timbó, por meio da Vigilância Epidemiológica, divulgou os dados mais recentes sobre os casos de dengue no município. A dengue é uma doença infecciosa febril causada por um arbovírus, transmitida exclusivamente pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti infectado. Considerada um dos principais problemas de saúde pública no mundo, a dengue pode apresentar sintomas como febre, dor de cabeça, dores musculares e nas articulações, dor atrás dos olhos, náuseas, vômitos e manchas na pele. Em casos graves, pode evoluir para quadros hemorrágicos.
Em Timbó, os números indicam um avanço no controle da doença em 2025 em relação ao mesmo período do ano anterior. De janeiro a abril deste ano, foram registradas 315 notificações, uma queda expressiva em comparação às 1.954 notificações registradas no mesmo período de 2024.
O bairro com maior número de casos positivos em 2025 é o Pomeranos, com 58 confirmações entre janeiro e abril. Na sequência estão os bairros Nações (4 casos), Araponguinhas (4), Imigrantes (4), Quintino (3), Capitais (2), Vila Germer (2), além de casos isolados em Tiroleses, Estados, Pe. Martinho Stein, São Roque e Centro.
Apesar da redução geral, a Vigilância Epidemiológica alerta para a necessidade da continuidade das ações de prevenção e da colaboração da comunidade. Atualmente, há 92 casos suspeitos em investigação no município, sendo os bairros com maior número de suspeitas: Pomeranos (34), Capitais (10), Vila Germer (9), Imigrantes (7) e Quintino (6).
Vacinação disponível nas Unidades de Saúde
Como parte das ações de combate à dengue, a Prefeitura de Timbó informa que a vacina contra a dengue está disponível em todas as Unidades de Saúde, com exceção da unidade do bairro Dona Clara. A vacinação é indicada para a faixa etária de 10 a 16 anos, 11 meses e 29 dias, sendo necessário tomar duas doses com intervalo de três meses entre elas. A iniciativa é fundamental para ampliar a proteção da população jovem, que também está exposta ao risco da doença.
Ações e monitoramento
A Vigilância Epidemiológica mantém contato direto com os moradores das áreas mais afetadas e orienta sobre as medidas de prevenção, como a eliminação de criadouros do mosquito e o uso de repelentes. A Secretaria Municipal de Saúde também segue com o envio semanal de amostras para investigação de febre do Oropouche, uma outra arbovirose em monitoramento no estado. Em 2025, já foram enviadas 61 amostras para análise, com 55 resultados negativos e 6 ainda aguardando resposta.
A Prefeitura reforça que toda pessoa com sintomas compatíveis com a dengue, e que esteve em áreas de transmissão nos últimos 14 dias, deve procurar imediatamente uma unidade de saúde para avaliação.
Contato com a Vigilância Epidemiológica
Telefone: (47) 3380-7254
E-mail: [email protected]
A colaboração de toda a população é fundamental no combate à dengue. Eliminar os focos do mosquito e denunciar possíveis criadouros são atitudes que salvam vidas.
O conteúdo Timbó reforça combate à dengue e divulga dados atualizados sobre a doença no município aparece primeiro em Portal Timbó Net.