Agripino e Paulinho largam Bolsonaro e vão a evento para lançar Caiado à presidência

O presidente do União Brasil no Rio Grande do Norte, o ex-senador José Agripino, e o prefeito de Natal Paulinho Freire prestigiaram o lançamento da pré-candidatura a presidente do governador de Goiás, Ronaldo Caiado, que ocorreu nesta sexta-feira (4).

O evento foi realizado em Salvador junto com a entrega do título de cidadão baiano a Caiado, que havia sido concedido a ele pelo então deputado estadual e atual prefeito de Salvador, Bruno Reis, da mesma sigla.

Nas redes sociais, nem Agripino nem Freire falaram abertamente sobre a pré-candidatura. O ex-senador fez uma publicação nas redes sociais citando apenas a entrega do título de cidadão baiano. Caiado foi classificado pelo presidente do União Brasil do RN como “o governador mais bem avaliado do país e uma esperança da política do Brasil”. Já Paulinho se limitou a postar uma foto junto com Agripino e Caiado segurando uma bandeira do Brasil, sem dar detalhes do evento. 

Outros nomes da legenda no Rio Grande do Norte, como os deputados federais Benes Leocádio ou Carla Dickson, não compareceram. A Agência SAIBA MAIS já havia procurado a assessoria dos parlamentares na quinta-feira (3), um dia antes do lançamento, para saber se iriam comparecer a Brasília e se apoiam a postulação do governador de Goiás a presidente, mas não obtivemos resposta.

Apesar do clima de celebração, a cerimônia na capital da Bahia expôs as disputas internas no União Brasil. Nem o presidente nacional do partido, Antônio Rueda, nem o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), compareceram ao evento de Caiado. O principal dirigente presente foi o vice-presidente nacional e ex-prefeito ACM Neto.

A presença de Agripino e Paulinho em Salvador pode representar uma mudança de rota na posição dos dois políticos, que em 2022 apoiaram Jair Bolsonaro (PL) à presidência. Paulinho, inclusive, foi lançado candidato a prefeito no ano passado — e posteriormente eleito — com a presença de Bolsonaro no Rio Grande do Norte e contando com o apoio de demais lideranças bolsonaristas, como o senador Rogério Marinho (PL). Em 2022, quando foi candidato a deputado federal, também aderiu à candidatura de Bolsonaro logo cedo.

Já Agripino, nas eleições de 2022, só embarcou na campanha bolsonarista no segundo turno, quando se consolidou a disputa direta com Lula (PT) — que se sagrou vencedor. No primeiro turno daquele ano, o União Brasil apostou numa chapa pura e lançou o nome da senadora Soraya Thronicke para a presidência. Ela ficou em quinto lugar com 0,51% dos votos.

The post Agripino e Paulinho largam Bolsonaro e vão a evento para lançar Caiado à presidência appeared first on Saiba Mais.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.