Líderes mundiais lamentam morte de Papa Francisco

Líderes mundiais se manifestaram publicamente sobre a morte do Papa Francisco, aos 88 anos, que foi anunciada na manhã desta segunda-feira, 21, pelo Vaticano.O presidente da França, Emmanuel Macron fez um post em seu perfil do X e relembrou a trajetória do pontífice. “De Buenos Aires a Roma, o Papa Francisco quis que a Igreja levasse alegria e esperança aos mais pobres. Que ela una as pessoas entre si e com a natureza. Que essa esperança renasça continuamente além dele. Minha esposa e eu enviamos nossos pensamentos a todos os católicos e ao mundo enlutado”, escreveu ele.

De Buenos Aires à Rome, le Pape François voulait que l’Église apporte la joie et l’espoir aux plus pauvres. Qu’elle unisse les Hommes entre eux et avec la nature. Puisse cette espérance ressusciter sans cesse au-delà de lui. À tous les Catholiques,… pic.twitter.com/oFKBJwaweH— Emmanuel Macron (@EmmanuelMacron) April 21, 2025Vice-presidente dos Estados Unidos, J.D.Vance também lamentou a perda do líder religioso. “Acabei de saber do falecimento do Papa Francisco. Meu coração está com os milhões de cristãos em todo o mundo que o amavam. Fiquei feliz em vê-lo ontem, embora ele estivesse obviamente muito doente. Mas sempre me lembrarei dele pela homilia abaixo, que ele proferiu nos primeiros dias da Covid. Foi realmente muito bonita. Que Deus o tenha em paz”, afirmou.

I just learned of the passing of Pope Francis. My heart goes out to the millions of Christians all over the world who loved him. I was happy to see him yesterday, though he was obviously very ill. But I’ll always remember him for the below homily he gave in the very early days…— JD Vance (@JDVance) April 21, 2025O primeiro-ministro da Inglaterra, Keir Starmer, declarou luto e reforçou que está “profundamente triste ao saber da morte de Sua Santidade o Papa Francisco. Seus esforços incansáveis ​​para promover um mundo mais justo para todos deixarão um legado duradouro. Em nome do povo do Reino Unido, compartilho minhas mais sinceras condolências a toda a Igreja Católica”.

Ver essa foto no Instagram Uma publicação compartilhada por Keir Starmer (@keirstarmer)Já a primeira-ministra da Itália, país em que o papa faleceu,  Giorgia Meloni confessou que possuía uma relação de amizade com ele. “O Papa Francisco retornou à casa do Pai. Esta notícia nos entristece profundamente, pois um grande homem e um grande pastor nos deixou. Tive o privilégio de desfrutar de sua amizade, seus conselhos e seus ensinamentos, que nunca falharam, mesmo nos momentos de provação e sofrimento”, escreveu ela em suas redes sociais“Nas meditações da Via Sacra, ele nos lembrou o poder do dom, que faz tudo florescer novamente e é capaz de reconciliar o que aos olhos do homem é irreconciliável. E pediu ao mundo, mais uma vez, a coragem de mudar de direção, de seguir um caminho que ‘não destrói, mas cultiva, repara, protege’. Caminharemos nessa direção, para buscar o caminho da paz, perseguir o bem comum e construir uma sociedade mais justa e equitativa. Seu ensinamento e seu legado não se perderão. Saudamos o Santo Padre com o coração cheio de tristeza, mas sabemos que ele agora está na paz do Senhor”, completou.

Ver essa foto no Instagram Uma publicação compartilhada por Giorgia Meloni (@giorgiameloni)

Adicionar aos favoritos o Link permanente.