O Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, voltou a receber um dos maiores aviões de carga do mundo neste domingo (19). A chegada do Boeing 747-400F, conhecido como “rainha dos céus”, marca um novo momento para a infraestrutura aeroportuária da Capital gaúcha, após as obras de recuperação concluídas no ano passado.
O cargueiro pousou por volta das 16h21min, vindo do Aeroporto Internacional de Incheon, na Coreia do Sul, com 40 toneladas de equipamentos de alta tecnologia. A carga é destinada à HT Micron Semicondutores, empresa brasileira com participação do grupo sul-coreano Hana Micron. O material será utilizado na produção de circuitos integrados semicondutores voltados ao mercado de computadores e smartphones.
Primeira operação do tipo após quase 1 ano e meio
Essa é a primeira vez que um avião de grande porte aterrissa no Salgado Filho desde novembro de 2023, quando outro cargueiro semelhante esteve na Capital. A operação deste domingo foi coordenada pela DSV Global Transport & Logistics, responsável pelo fretamento da aeronave de origem norte-americana.
O modelo Boeing 747-400F é projetado para voos intercontinentais com grande capacidade de carga — até 100 toneladas. Ele mede 70,66 metros de comprimento, tem 64,44 metros de envergadura e pode pesar até 178 toneladas vazio.
Infraestrutura reforçada atrai novos voos cargueiros
Segundo Rodrigo Vieira de Sousa, diretor comercial da Fraport Brasil, a operação confirma o potencial do aeroporto para atração de novos voos cargueiros no Sul do país. Ele destaca a importância da extensão da pista, finalizada em 2022, que agora soma 3,2 mil metros.
“Este voo é um marco que demonstra uma oportunidade enorme para toda a cadeia logística do Estado, com possibilidade de processos mais rápidos, fluidez na nacionalização das cargas e segurança nas operações”, afirma.
Após o desembarque, o 747 decolou ainda neste domingo com destino à Argentina, cumprindo o restante de sua rota logística.
Destaques da aeronave Boeing 747-400F
- Modelo: Boeing 747-400F
- Capacidade de carga: até 100 toneladas
- Origem do voo: Aeroporto de Incheon (Coreia do Sul)
- Comprimento: 70,66 metros
- Envergadura: 64,44 metros
- Altura: 19,33 metros
- Peso vazio: 178,5 mil quilos
The post Aeroporto Salgado Filho recebe Boeing 747, um dos maiores aviões de carga do mundo appeared first on Agora No Vale.