Novos tremores de terra são relatados em Caxias do Sul; moradores preocupados

Moradores de Caxias do Sul relataram novos tremores de terra na tarde desta quinta-feira (08). Segundo o 5º Batalhão de Bombeiro Militar, os bairros Colina Sorriso e Fátima Baixo foram os mais afetados, com quatro chamadas registradas por volta das 15h. Embora mais relatos tenham sido recebidos de outras regiões, como Jardim Iracema, Serrano, Pioneiro e Diamantino, os bombeiros não confirmaram danos estruturais.

O capitão Vinicius Manfio, do Corpo de Bombeiros, informou que, apesar dos estrondos relatados, não houve sinais visíveis de movimentação de solo ou danos em estruturas. “Houve alguns chamados de populares que ouviram estrondos, mas não evidenciavam nenhum sinal em estruturas ou movimentação de solo na região norte”, afirmou Manfio.

A Prefeitura de Caxias do Sul emitiu um comunicado, tranquilizando a população e confirmando os relatos. A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMMA), através de sua equipe de geólogos, informou que os tremores são resultado da acomodação de camadas rochosas subterrâneas e não representam risco à população devido à baixa intensidade. O mesmo fenômeno foi registrado em maio deste ano e em outras ocasiões ao longo das décadas.

Histórico de tremores em Caxias do Sul

Tremores de terra não são novidade em Caxias do Sul. No dia 13 de maio deste ano, bairros como Madureira, Universitário, Jardim América e Pio X também sentiram abalos, levando o Corpo de Bombeiros a receber cerca de 200 chamadas. O geólogo Nerio Susin explicou na época que os tremores são naturais e não têm potencial para causar danos estruturais, dado o tipo de subsolo da região.

Segundo Susin, o histórico de tremores em Caxias do Sul remonta pelo menos à década de 1980. No ano passado, o bairro Castelo e o Jardim América também registraram ocorrências semelhantes, reforçando a recorrência desse tipo de fenômeno na cidade.


Fonte: Portal Leouve

The post Novos tremores de terra são relatados em Caxias do Sul; moradores preocupados appeared first on Agora No Vale.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.