Comissão da Câmara de Natal aprova entrega do Sandoval Wanderley à iniciativa privada

Os vereadores que fazem parte da Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final da Câmara Municipal de Natal aprovaram, nesta segunda (05), um total de 46 projetos de lei, entre eles, o que trata da concessão do Teatro Municipal Sandoval Wanderley, localizado no bairro do Alecrim, à iniciativa privada.

O PL n° 413/2024 autoriza a concessão gratuita do direito real de uso não oneroso do espaço, que estava fechado desde 2009 por causa das más condições de sua estrutura. Em 2022, a Prefeitura do Natal assinou uma ordem de serviço para recuperar o Teatro com investimento de quase R$ 6 milhões, segundo o que foi anunciado na época. A previsão inicial era que a obra fosse concluída em até 10 meses, ou seja, em 2023.

Fazem parte da Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final da Câmara de Vereadores de Natal: Nina Souza (União Brasil), como presidente, Raniere Barbosa (União Brasil), como vice, além dos demais membros, como Brisa Bracchi (PT), Klaus Araújo (PSDB), Kleber Fernandes (Republicanos) e Hermes Câmara (Cidadania). A proposta ainda precisa ser aprovada em plenário para passar a valer.

Projeto do Teatro Sandoval Wanderley I Imagem: divulgação

No coração do Alecrim, bairro de comércio de rua, o Teatro Sandoval Wanderley foi criado com a proposta de ser um teatro popular. Por lá já passaram nomes importantes do teatro brasileiro, como José Celso Martinez, fundador do Teatro Oficina.

O Teatro Sandoval Wanderley foi erguido no fim dos anos 1950 e inaugurado em 1962, como o segundo mais antigo em atividade na capital potiguar, ficando atrás apenas do Teatro Alberto Maranhão, construído em 1904. Seu nome homenageia o multifacetado artista Sandoval Wanderley, figura que se destacou da cena cultural local com contribuições para a poesia, o jornalismo, a escrita, a atuação, a dramaturgia e a direção teatral.

Zé Celso, em oficina no Teatro Sandoval Wanderley I Foto: reprodução
Zé Celso Martinez, em oficina no Teatro Sandoval Wanderley I Foto: reprodução

O que pensam os artistas

Vários artistas já se manifestaram contra a concessão do Sandoval Wanderley, de maneira gratuita de depois de passar por uma custosa reforma, à iniciativa privada. Eles chegaram a fazer uma campanha para mobilizar as pessoas contra a proposta de concessão.

O Sandoval Wanderley é o único Teatro de arena na cidade de Natal e é um equipamento cultural muito importante para democratização e ocupação por grupos teatrais, de dança e artísticos. É um teatro que deve ser ocupado pelo povo e não ser privatizado. Há muitos grupos com espetáculos prontos, mas que não têm condições de pagar por um teatro de médio porte. A cidade conta com pouquíssimos equipamentos culturais nesse sentido, temos apenas o Teatro Alberto Maranhão, a Casa da Ribeira e o Teatro Riachuelo. O Sandoval Wanderley tem esse caráter afetivo, de memória da população. Grandes mestres do teatro nacional e do Rio Grande do Norte se apresentaram ali, temos que manter viva essa história“, comentou Alessandra Augusta, atriz, produtora cultural e representante da Casa da Ribeira, em reportagem publicada em 15 de julho.

Saiba +

Entrega do Teatro Sandoval Wanderley ao setor privado será votada quarta (17)

The post Comissão da Câmara de Natal aprova entrega do Sandoval Wanderley à iniciativa privada appeared first on Saiba Mais.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.