Um influencer que dedicava a discutir temas sociais e cidadania no México foi assassinado na noite de quarta-feira (14/5). O crime ocorreu no centro do balneário de Acapulco e foi a segunda execução de um influenciador mexicano em uma semana. A primeira foi Valeria Márquez, assassinada quando fazia live no TikTok, na terça-feira (13/5), no seu salão de beleza, em Zapopan, nos arredores de Guadalajara. A jovem tinha 23 anos.
José Carlos González Herrera, conhecido como “El Guerrero Fénix”, sempre aparecia usando uma máscara de atleta de luta livre nas transmissões do seu canal “Opinião Cidadã” e era visto fazendo denúncias, sátiras políticas e críticas a autoridades locais.
De acordo com o site do jornal “El Financiero”, o carro em que o influencer estava foi cercado por criminosos, que abriram fogo. “Fénix” tinha acabado de sair de um estúdio de gravação.
Apesar da rápida chegada dos serviços de emergência, que responderam a um chamado de socorro de uma testemunha do crime, o homem de 39 anos morreu no local devido aos múltiplos ferimentos.
A polícia investiga o assassinato, mas ainda não tem pistas dos autores ou do mandante.
José Carlos já havia sido vítima de um ataque a tiros em 15 de junho de 2023, após transmitir uma reportagem ao vivo sobre um incêndio no mercado central de Acapulco.
Na ocasião, o influencer sofreu ferimentos nos braços e foi levado a um hospital particular para atendimento médico. Após o incidente, o mexicano fez uma transmissão ao vivo do local do atentado e culpou a “máfia” pelo ataque.