O Circuito AnimaCasa começa nesta sexta (16) uma série de exibições de curtas-metragens de animação voltado para o público infanto-juvenil, adulto, pessoas surdas e ensurdecidas, além de atípicas. Os filmes serão exibidos em escolas públicas, ONGs e instituições de amparo e apoio a pessoas com deficiência.
A proposta é oferecer uma programação cinematográfica, em específico filmes de animação, de qualidade para o público que mais sofre com dificuldades de acesso a obras audiovisuais. A iniciativa é parte do projeto Casa de Produção, com direção da produtora audiovisual Keila Sena, em parceria com o Dia Internacional da Animação.

Sobre o Dia Internacional da Animação
O Dia Internacional da Animação (DIA) é uma Mostra de curtas-metragens de animação com filmes nacionais e internacionais. As exibições acontecem em várias cidades de norte a sul do Brasil, e a exibição principal é realizada simultaneamente, no dia 28 de Outubro, com entrada franca.
No dia 28 de outubro de 1892, Charles-Émile Reynaud realizou a primeira projeção pública de imagens animadas do mundo, exibindo o filme “Pauvre Pierrot”, no Museu Grévin, em Paris-França. Inspirada nesse fato, em 2002 a ASIFA (Associação Internacional do Filme de Animação) escolheu a data para celebrar o Dia Internacional da Animação. A partir de então, a comemoração é realizada no Brasil e em mais de 30 países, como EUA, França, Portugal, Coreia do Sul, Egito, Austrália, Japão, entre outros.

A Casa de Produção estabeleceu uma parceria com o projeto DIA, na cessão do acervo dos filmes exibidos na edição de 2024, os quais são inéditos em Natal. A ação faz parte da contrapartida social de projeto aprovado no Edital de Seleção de Projetos de Audiovisual da Lei Paulo Gustavo n.º 01/2023. A realização é da Fundação José Augusto, Secretaria de Estado da Cultura, Governo do Rio Grande do Norte, Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura e Governo Federal, em parceria com o Dia Internacional da Animação, a Escola Municipal Manoel Machado, Instituto Vida Videiros, Congos de Combate Ponto de Cultura e Memória, CAS Natal – Centro Estadual de Capacitação de Educadores e Atendimento às Pessoas com Surdez e IERC – Instituto de Educação e Reabilitação de Cegos do RN.

Confira a programação:
– 16/05 – Escola Municipal Manoel Machado (Emaús/Parnamirim);
– 20 e 21/05 – CAS Natal – Centro Estadual de Capacitação de Educadores e Atendimento às Pessoas com Surdez (Quintas/Natal);
– 23/05 – Vida Videiros (Felipe Camarão/Natal);
– 28/05 – Congos de Combate Ponto de cultura e memória (São Gonçalo do Amarante/RN);
– Junho (data à ser confirmada) – IERC – Instituto de Educação e Reabilitação de Cegos do RN.

The post Mostra audiovisual traz curtas de animação para Região Metropolitana de Natal appeared first on Saiba Mais.