A estudante potiguar Helena Marillac de Azevedo Rondon, de apenas 14 anos, conquistou o primeiro lugar na etapa estadual do Rio Grande do Norte do 54º Concurso Internacional de Redação de Cartas. Promovido no Brasil pelos Correios, o concurso deste ano propôs aos participantes um desafio criativo: imaginar que são o oceano e escrever uma carta explicando por que e como devemos cuidar dele.
Helena, aluna do 9º ano do Complexo Educacional Contemporâneo – unidade Cidade Verde, emocionou os jurados ao assumir a voz do próprio mar. Com delicadeza e contundência, ela abordou a importância dos oceanos e os impactos da ação humana sobre eles. Um dos trechos mais marcantes do texto traz um alerta poderoso:
“Espero que até 2030 muita coisa boa aconteça, porque esses dias ando muito sufocado, apesar de produzir mais de 50% do oxigênio que os humanos respiram. Isso significa que, em média, a cada duas respirações que vocês dão, uma depende de mim. E, mesmo assim, me poluem, me exploram e me ignoram.”
A jovem autora será premiada com R$ 2,3 mil e sua escola com R$ 2,5 mil, em reconhecimento pelo destaque na etapa estadual. A conquista de Helena evidencia o engajamento de estudantes potiguares com causas ambientais e o papel essencial da educação na formação de uma consciência ecológica.
Em sua 54ª edição, o concurso mobilizou mais de 3.800 estudantes de 1.918 escolas públicas e privadas em todo o país. A grande vencedora nacional foi Beatriz Azevedo, de 15 anos, da escola Maple Bear Aracaju (SE), que representará o Brasil na fase internacional do concurso, promovido pela União Postal Universal (UPU), com sede em Berna, na Suíça.
The post Potiguar de 14 anos vence concurso com carta escrita pelo mar appeared first on Saiba Mais.