As ruas falam — e Bernardo Sek soube escutá-las como poucos. Designer, grafiteiro e letrista, Sek transforma letras em vida, resistência e arte. Agora, essa potência atravessa fronteiras: ele é o vencedor de uma das mais prestigiadas premiações de tipografia do mundo, o Type Directors Club (TDC) , e expõe seu projeto “Letraço – Uma porta fechada é uma tela em branco” a partir de 13 de maio em Nova York.
“Letraço” é uma pesquisa visual que constroi um alfabeto inteiro sobre portas de aço, revelando histórias escondidas na textura da cidade, no som das ruas e na poesia do cotidiano. Um projeto que já havia sido destaque na 14ª Bienal Brasileira de Design, quebrando paradigmas ao levar o graffiti e a arte urbana — linguagens historicamente à margem — para espaços formais de reconhecimento e celebração do design.
Desde os primeiros editais, a artista e dsigner Tainá Evaristo atua como colaboradora na mediação poética da obra, costurando discursos e ampliando a leitura crítica do projeto.
Com mais de 15 anos de trajetória e projetos assinados para marcas como Rede Globo, Red Bull, Starbucks e Sony Music, Sek reafirma sua essência: a potência que existe no entre-lugar, onde o design gráfico e a arte das ruas se encontram e se reinventam.
A conquista no TDC — uma premiação internacional que celebra a excelência tipográfica — confirma o que as ruas já sabiam: Sek é verbo vivo, letra em movimento e arte em expansão. Agora, seu trabalho ganha o mundo com a mesma força e autenticidade que brotou do concreto urbano.
Serviço:
Exposição “Letraço” – Bernardo Sek
Data: 13 de maio de 2025
Horário: das 18h30 às 21h00
Local: The One Club — 450 W 31st St, 6º andar, Nova York, NY 10001, Estados Unidos.
O post Da rua para o mundo: Bernardo Sek leva “Letraço” para Nova York apareceu primeiro em ANF – Agência de Notícias das Favelas.