A 1ª Corrida Nacional do SESI reuniu mais de 1 mil corredores na pista do aeroporto Dix-Sept Rosado, em Mossoró, na tarde da quinta-feira, 1º de maio, em comemoração ao Dia do Trabalhador. A iniciativa foi realizada em 22 estados brasileiros com coordenação do Departamento Nacional do SESI. No total, mais de 35 mil corredores participaram da corrida nos estados.
No Rio Grande do Norte, a iniciativa marca a retomada da tradicional Corrida Noturna do SESI, antes realizada em Natal, agora ampliada para a região Oeste do estado com o objetivo de estender as ações do SESI e atender as indústrias da região.
Em seu discurso, o presidente do Sistema FIERN, Roberto Serquiz, destacou a importância do município de Mossoró e região para a economia do RN, com atividades relevantes, como extração de petróleo, indústria salineira, e fruticultura. “Estamos valorizando esta região [Oeste] a partir de Mossoró pela importância que essa região tem, no desenvolvimento do estado”, destaca.
“É também uma homenagem ao Dia do Trabalhador, valorizando as pessoas. Mesmo no mundo tecnológico, o ser humano é quem dá o significado. Além disso, é uma forma de estímulo ao bem-estar e à saúde, além de fortalecer laços com a comunidade através do SESI. A Federação das Indústrias está presente com seu braço social dando total apoio e estimulando a prática esportiva”, conclui Serquiz.
A superintendente regional do SESI-RN, Danielle Mafra, ressalta que “essa é uma iniciativa que celebra a saúde e o bem-estar do trabalhador alinhada em 22 estados brasileiros”, realizada no Aeroporto com o objetivo de chamar atenção para a importância da estrutura para a economia potiguar.
Alguns participantes estrearam no esporte através da 1a Corrida Nacional do SESI, como é o caso do fisioterapeuta, Eduardo Gomes, que já foi estudante da instituição e retornou para viver esse momento de celebração. “Eu já venho me preparando para correr e achei a corrida do SESI muito oportuna. Como já estudei no SESI, achei esse momento muito importante para confraternizar ao lado da minha família que está aqui comigo”, relatou.
Diretores do Sistema FIERN também prestigiaram a iniciativa, além de gestores e colaboradores que abraçaram a iniciativa e se juntaram aos corredores na pista.
O 1º vice-presidente da FIERN, Vilmar Pereira; o diretor 1º secretário da FIERN e presidente do SINDCAFÉ-RN, Heyder Dantas; o vice-presidente da FIERN e presidente do SINECIM-RN, Marcelo Rosado; o vice-presidente da FIERN e presidente do Sinduscon Oeste, Pedro Escóssia; o diretor da FIERN e presidente do SIESAL-RN, Airton Torres, participaram do evento esportivo.
Vencedores categoria Industriário vão para São Silvestre
Os primeiros colocados — trabalhadores da indústria — nas categorias masculino e feminino terão a participação custeada pelo SESI-RN na 100ª edição da Corrida Internacional de São Silvestre, que será realizada em São Paulo, no dia 31 de dezembro. Os vencedores relataram, com emoção, o caminho antes da vitória.
Francimar Dantas, colaborador da indústria Interlagos da Paraíba, foi o vencedor da categoria industriário (10km) da Corrida. Ele relatou que iniciou no esporte com o objetivo de perder peso e acabou encontrando uma nova motivação de vida. “Comecei a correr para emagrecer. Cheguei a pesar quase 100kg e hoje estou com 65kg. Com a ajuda do meu professor Prisciliano, consegui realizar o sonho de correr a São Silvestre”, afirmou.
O atleta agradeceu a organização do evento. “Foi uma corrida muito bem organizada, com um percurso desafiador. Agradeço a Deus e ao SESI pela oportunidade de estar realizando mais um sonho”, concluiu.
Joyle Fernandes, vencedora da prova feminina na categoria Indústria e colaboradora da Multimoveis Projetados, 1ª colocada na prova feminina, também destacou a importância da competição. “Estou muito emocionada. Foi uma prova bastante difícil devido ao percurso ter muito vento. Agradeço em primeiro lugar a Deus, em segundo à empresa Multimóveis Projetados, por eu ter tido essa oportunidade de participar da prova, e ao SESI por nos dar essa oportunidade gigante de correr a São Silvestre, que era algo inimaginável para mim”, disse.
Para a competidora, o momento é de preparação. “Vou agora treinar para representar Mossoró, representar minha cidade natal, Upanema, em São Paulo. Tenho fé em Deus que dará tudo certo”, conclui.