O Subsecretário da Juventude do Rio Grande do Norte, Gabriel Medeiros, vai na próxima terça a (6) a Brasília acertar os detalhes do novo cargo que vai ocupar. Ele foi convidado a assumir a direção do escritório no Brasil do Organismo Internacional de Juventude para Iberoamérica (OIJ).
Além de ser advogado de formação, Gabriel acumula experiência em gestão pública, estando à frente da Subsecretaria da Juventude (Sejuv) desde o início do primeiro governo Fátima Bezerra (PT), em 2019.
No período em que passou pela SEJUV, coordenou iniciativas estratégicas como a instituição do Conselho Estadual de Juventude, a realização da IV Conferência Estadual de Juventude e projetos como o CredJovem, o TecBlack e o Jovem Potiguar. Durante esse período, Gabriel Medeiros atuou ainda como presidente do Fórum Nacional de Gestores Estaduais de Juventude, eleito pelos seus pares.
“É um reconhecimento merecido ao trabalho transformador que ele realizou no Rio Grande do Norte, sempre com dedicação, sensibilidade social e compromisso com a juventude. Desde 2019, Gabriel é fundamental na construção de uma política estadual de juventude estruturada, inclusiva e focada em garantir direitos. Que essa nova missão, agora em âmbito internacional, seja mais uma oportunidade de ampliar o impacto positivo do trabalho que já vem sendo feito em nosso estado. O RN segue contribuindo para um mundo mais justo para as juventudes”, declarou a governadora Fátima Bezerra.


O Organismo Internacional de Juventude para Iberoamérica (OIJ), com sede em Madri, na Espanha, é a única organização internacional orientada, especificamente, à juventude e à inserção do tema nas agendas governamentais, particularmente por intermédio da Convenção Iberoamericana de Direitos dos Jovens.
“A experiência de compor o governo da professora Fátima Bezerra à frente da Subsecretaria de Juventude do RN foi um desafio fantástico. Entramos em 2019 para enfrentar a realidade de ser o estado que mais matava jovens no país, com altíssimos índices de desocupação da juventude, poucas oportunidades de qualificação e sem uma política de juventude estruturada. Hoje, o Governo Fátima oferece à sua juventude um estado com 70% menos homicídios de jovens negros, com quase a metade dos índices de desocupação de jovens e com programas sérios em andamento, que levam oportunidades e efetivam direitos para milhares de jovens no estado. É essa experiência exitosa de protagonismo e priorização dos direitos da juventude que devemos levar para o contexto da cooperação internacional”, exemplifica Gabriel.

The post Subsecretário da Juventude do RN é convidado para organismo internacional appeared first on Saiba Mais.