Ato do 1º de maio em Natal percorre Zona Leste

Natal terá uma manifestação unificada no 1º de maio, próxima quinta-feira, reunindo diferentes centrais sindicais, partidos políticos e demais entidades. O ato se concentra a partir das 9h na Praça Augusto Severo, em frente ao Teatro Alberto Maranhão (TAM), no bairro da Ribeira, e segue até o samba das Rocas.

As pautas unificadas são: 

– Fim da escala 6×1; 

– Sem Anistia; 

– Contra as reformas trabalhistas e da previdência;

– Contra o arcabouço fiscal.

“Esse é um ato unificado em defesa dos direitos da classe trabalhadora, reunindo diversas categorias e movimentos sociais que apresentam como central a redução da escala 6×1 sem redução salarial. A Frente Brasil Popular e Frente Povo Sem Medo se soma às centrais sindicais nessa construção de unidade política contra as reformas trabalhistas e da previdência”, aponta Janaína Lima, da Frente Brasil Popular.

Segundo Alexander de Brito, da CTB, o 1º de maio representa a memória e celebração das lutas e conquistas históricas da classe trabalhadora em todo o mundo.

“Assim como um dia de luta em favor do valor do trabalho hoje, contra o ataque aos direitos da classe trabalhadoras e por novos direitos, por trabalho digno”, complementa.

Para Alexandre Guedes, da CSP-Conlutas, mais do que um dia de luta por direitos, a data também representa um momento de denúncia ao sistema capitalista.

“É dia de denunciar, por exemplo, o arcabouço fiscal do governo Lula, é dia de exigir do governo o rompimento de relações diplomáticas com Israel, é dia de exigir nenhuma anistia para golpistas. Mas também é dia de anunciar em alto e bom som que os trabalhadores organizados devem governar. É dia de combinar as lutas imediatas da luta por direitos com a luta pelo socialismo”, atesta.

Santino Arruda, da Intersindical, vê na data um “dia do grito da classe, de liberdade por um lado e, por outro, de resistência, e a confraternização pela garantia de direitos adquiridos pela luta histórica”, diz.

Não conseguimos falar com dirigentes da CUT, que estavam em viagem rumo à 2ª Marcha Nacional da Classe Trabalhadora que acontece nesta terça (29) em Brasília. No entanto, a central ressaltou o 1º de maio como “uma data para trabalhadores e trabalhadoras de todo Brasil refletirem e celebrarem as conquistas e debater sobre os novos desafios e as bandeiras de lutas”. 

Outros temas apontados pela CUT como prioritários incluem a isenção do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física (IRPF) para o trabalhador que recebe até R$ 5 mil mensais, a taxação dos super-ricos e a Transição Justa.

The post Ato do 1º de maio em Natal percorre Zona Leste appeared first on Saiba Mais.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.