Nilda Cruz, prefeita de Parnamirim, é alvo de ataques racistas e ameaças de morte

A prefeita de Parnamirim, professora Nilda Cruz (Solidariedade), foi vítima de ameaças de morte e injúrias raciais enviadas por mensagens de WhatsApp. O agressor, que se identificou como “Suprema Grazi”, utilizou um número com DDD 11, de São Paulo, para enviar as mensagens que incluem insultos racistas e ameaças de execução.

Diante da gravidade dos fatos, a prefeita registrou um boletim de ocorrência na Segunda Delegacia de Polícia de Parnamirim. O secretário municipal de Segurança, Givanildo Gomes, também encaminhou o caso à Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED), que já trabalha para intensificar as investigações.

Em nota, a Polícia Civil do Rio Grande do Norte informou que o caso será tratado como de “extrema gravidade e repulsa” e receberá prioridade na apuração. A investigação ficará a cargo da Delegacia Especializada no Combate a Crimes Raciais, Intolerância e Discriminação (DECRID), criada recentemente na estrutura da instituição. A Polícia Civil também reforçou que denúncias podem ser feitas de forma anônima pelo Disque Denúncia 181.

Medidas emergenciais de proteção foram implementadas para garantir a segurança pessoal da prefeita e dos servidores da Prefeitura de Parnamirim. A Polícia Civil e a Sesed atuam de maneira integrada para identificar a origem das ameaças e responsabilizar o autor ou autores do crime.

Até o momento, Nilda Cruz não se manifestou publicamente sobre o ocorrido. No entanto, aliados e até adversários políticos usaram as redes sociais para expressar solidariedade e exigir rigor na apuração. O secretário de Planejamento de Parnamirim, Kelps Lima, destacou:

“Estou absolutamente impressionado com o nível de perseguição e agressão que essa grande mulher que é a Professora Nilda vem sofrendo. Aqui os ataques são muito baixos.”

A governadora Fátima Bezerra (PT) também se manifestou sobre o caso, expressando apoio à prefeita.

“Quero expressar toda a minha solidariedade e apoio à prefeita professora Nilda, de Parnamirim, que tem sido alvo de ameaças de morte e ofensas racistas, atos absolutamente inaceitáveis e que não serão tolerados em nosso estado”, declarou.

Fátima informou que já solicitou ao secretário de Segurança Pública, coronel Francisco Araújo, e à delegada geral, Ana Cláudia Saraiva Gomes, o início imediato das investigações pela Polícia Civil, com todo o rigor da lei. A governadora reforçou ainda a importância da população utilizar o Disque Denúncia 181 para colaborar na identificação de crimes dessa natureza.

Nilda Cruz é a primeira mulher e a primeira vereadora negra a chegar à Prefeitura de Parnamirim, a terceira maior cidade do Rio Grande do Norte. No pleito, ela derrotou o radialista Salatiel de Souza (PL). A eleição dela representou uma ruptura com um ciclo de poder que dominava a política local há anos.

Parnamirim foi o único dos 167 municípios do Rio Grande do Norte onde Jair Bolsonaro venceu o atual presidente Lula, no 2° turno das eleições de 2022.

A investigação segue em andamento e o caso mobiliza autoridades e sociedade civil em defesa da prefeita e contra a intolerância.

The post Nilda Cruz, prefeita de Parnamirim, é alvo de ataques racistas e ameaças de morte appeared first on Saiba Mais.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.