O PT deve investir alto para ampliar a bancada no Congresso Nacional. A prioridade da legenda será a eleição para o Senado da governadora Fátima Bezerra, mas a disputa pela Câmara Federal deverá ser mais acirrada dentro do Partido.
Além das candidaturas de Natália Bonavides e Fernando Mineiro, que disputarão a reeleição, a deputada estadual Isolda Dantas deve alçar novos voos e já iniciou conversas dentro da corrente para disputar uma das oito vagas na Casa legislativa federal. A vereadora Samanda Alves, terceira mais votada do PT em 2022 para a Câmara, também já colocou o nome à disposição do PT. O grupo a qual pertence, no entanto, ainda conta com Francisco do PT e Odon Jr., ex-prefeito de Currais Novos. É possível que um dos dois também postule o direito de concorrer à vaga pela Avante, corrente do PT que conta em seus quadros com a governadora Fátima.
A vereadora Samanda Alves (PT) afirmou à reportagem da Agência Saiba Mais que seu nome “está à disposição” do partido para concorrer à vaga de deputada federal em 2026.
“O meu nome está a disposição do meu partido, das mulheres, da juventude do nosso Estado, para ampliar a presença do PT na Câmara dos Deputados”, declarou, antecipando que a meta da legenda é conquistar pelo menos mais uma vaga na bancada potiguar em Brasília.

Depois da eleição de 2024, quando se elegeu vereadora com mais de cinco mil votos, as especulações sobre uma nova candidatura a deputada federal no próximo ano ganharam força automaticamente.
Ela lembra que era uma “desconhecida” em 2022, mas que, mesmo assim, ficou na primeira suplência da Federação PT/PV/PCdoB, tendo sido votada em todos os municípios do Rio Grande do Norte.
“Agora estou à disposição para representar a ampliação da presença do PT na bancada federal do RN”, disse, confirmando que disputará uma vaga na Câmara dos Deputados.
PT prepara nominata competitiva

Outro nome que vem sendo cotado para disputada federal é o da deputada estadual Isolda Dantas. Ela disse que vem recebendo “muitos estímulos das nossas bases, movimentos e companheiros do partido para organizar a disputa” do próximo ano, “seja para federal ou estadual”.
Isolda declarou que sua candidatura “é uma prioridade” dentro da Democracia Socialista (DS), o seu grupo político interno no PT. Ela afirmou que “ainda não há uma decisão tomada”, mas contou que está “ouvindo, dialogando e refletindo com responsabilidade” sobre a possibilidade da candidatura a deputada federal.
Apesar de Isolda deixar em aberto o seu caminho no próximo ano, uma fonte próxima à deputada revelou que o desejo dela de fato é ser candidata a deputada federal.
“Queremos fortalecer o projeto do PT no RN em todas as frentes”, disse, afirmando que, para isso, está dialogando com a vereadora natalense Brisa Bracchi e com o secretário estadual do Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar (Sedraf), Alexandre Lima. Os dois fazem parte da mesma corrente de Isolda no PT.
“Vamos avançar em nível estadual, federal e no Senado, sempre com a liderança da governadora Fátima”, completou a deputada.
Ao citar os nomes da vereadora Brisa Bracchi e do secretário Alexandre Lima, Isolda deu a entender que, se ela decidir ser candidata a deputada federal, os dois poderão compor a nominata do PT para a Assembleia Legislativa.
Brisa espera Isolda para decidir candidatura

Brisa afirmou que está “animada” para as eleições do próximo ano. Reeleita vereadora com mais de sete mil votos em 2024, ela explicou que não disputou uma vaga de federal em 2022 porque considerou “que não era o momento certo”, mas avalia que “é hora de ampliar os horizontes da nossa atuação legislativa”.
A vereadora disse que está sendo demandada pelas bases para levar a experiência do seu mandato em Natal “para outros espaços”, numa referência a uma possível candidatura a deputada estadual ou até mesmo a federal, a depender da decisão de Isolda Dantas.
“Podemos contribuir com o PT e temos debatido isso internamente, em especial com a deputada Isolda, companheira de política e do feminismo, a mulher mais votada da história da Assembleia Legislativa. Caminhamos sempre juntas e agora não será diferente”, enfatizou.
Francisco do PT é cotado para federal, mas diz que “o mais provável” é disputar reeleição na ALRN

O deputado estadual Francisco do PT, líder do governo Fátima Bezerra na Assembleia Legislativa, também disse que tem “dialogado” sobre a possibilidade de uma candidatura a deputado federal com a militância da Avante, sua corrente interna no PT, mas que, no momento, o mais provável é que ele seja candidato à reeleição na Assembleia Legislativa.
“Tomaremos essa decisão de forma coletiva e no momento adequado, na perspectiva de ajudar o partido na busca de ampliar nossas bancadas nos parlamentos estadual e federal, além de ajudar o projeto nacional e estadual”, declarou.
Uma eventual candidatura de Francisco a deputado federal impactaria na candidatura da vereadora Samanda Alves, uma vez que ambos fazem parte da mesma corrente interna no PT. Os dois não disputariam o mesmo cargo.
O ex-prefeito de Currais Novos, Odon Júnior, integrante do mesmo agrupamento de Francisco e Samanda no PT, havia declarado, no início de dezembro, que seu nome também estava “à disposição do partido” para concorrer a uma vaga na Câmara dos Deputados.
“Por onde eu tenho andado aqui no Seridó, tenho sentido do povo a necessidade que a região tem de ter um deputado federal com raízes fincadas na vida real da região, sem perder de vista todas as regiões do interior do Rio Grande do Norte”, disse, à época, em entrevista à Agência Saiba Mais.
Francisco do PT disse que tanto Samanda quanto Odon “são dois quadros importantes e com preparo suficiente para qualquer disputa, tendo em vista seus históricos de militância, experiência e compromisso partidário”.
Mineiro repetirá dobradinha com Divaneide

Quem não tem dúvidas sobre que caminho seguirá no próximo ano é a deputada federal Natália Bonavides e o deputado federal Fernando Mineiro. Os dois disputarão tentarão renovar seus mandatos em 2026, repetindo a estratégia de fazer “dobradinha” com candidaturas estaduais.
No caso de Fernando Mineiro, a estratégia é reeditar a parceria com a deputada estadual Divaneide Basílio, com quem fez campanha casada em 2022.
Ele também deverá fazer dobradinha com a ex-prefeita de Jandaíra e atual secretária estadual do Turismo, Marina Marinho, que é outra aposta do PT para ampliar seu espaço na Assembleia Legislativa.
Natália fará campanha casada com Daniel Valença

Já Natália Bonavides, a deputada federal mais votada do RN em 2022, fará dobradinha com o vereador Daniel Valença, reeleito no ano passado com mais de 8 mil votos à Câmara Municipal de Natal. Os dois fazem parte da corrente interna petista Articulação de Esquerda (AE).
Em postagem nas suas redes sociais, o vereador comentou sobre as especulações na mídia a respeito da sua pré-candidatura a deputado estadual, em dobradinha com Natália Bonavides.
“Falta mais de um ano pra eleição e, por enquanto, seguimos focados nas tarefas da Câmara. Mas sim, estamos dialogando com a militância e a ideia tem sido muito bem recebida e acolhida. Vamos em frente”, confirmou.
“Não temos dúvidas de que o PT chegará muito forte em 2026 e nossa tendência [interna] fará o possível para contribuir nesse processo. Temos de crescer e muito nas Assembleias Legislativas, Câmara Federal e Senado, além de vencermos novamente a eleição para o governo do RN e a reeleição do presidente Lula”, avaliou.
O tabuleiro petista está sendo montado para a disputa de 2026. As peças estão se movimentando com cuidado, analisando as estratégias e calculando os passos para não fazer uma jogada arriscada demais e terminar sofrendo um xeque-mate.
The post PT vai buscar 3ª vaga na Câmara Federal em 2026: Isolda e Samanda são cotadas appeared first on Saiba Mais.