Cultura e resistência: evento debate política de drogas, uso da terra e justiça climática

Boteco Brasileiro de Política de Drogas acontece no Bloco do Beco, no extremo sul da cidade, hoje, com música, poesia, roda de conversa e lançamento de edição especial da Revista PLATÔ

O evento terá DJ Sandro Konvicto e Maracatu Baque Atitude nas apresentações musicais, Akins Kintê e Jenyffer Nascimento com intervenções poéticas, e mesa sobre Políticas de Drogas, Uso da Terra e Justiça Climática com a socióloga Nathália Oliveira, a advogada Dandara Rudsan, a escritora Juliana Borges, a promotora legal popular Débora Silva, a antropóloga Luana Malheiro e a produtora cultural Anabela Gonçalves 

Maracatu Baque Atitude – foto de divulgação

São Paulo, abril de 2025 – Nesta quinta-feira (24), a zona sul de São Paulo receberá uma edição do Boteco Brasileiro de Política de Drogas, agenda promovida pela Iniciativa Negra para estabelecer conversas e trocas contínuas com a sociedade civil sobre temas políticos e de bem viver social. O Bloco do Beco, espaço de arte-educação, cultura e carnaval de rua, sediado no Jardim Ibirapuera, periferia da cidade, será palco de um programa cultural diverso com apresentações musicais, poesia e roda de conversa sobre Políticas de Drogas, Uso da Terra e Justiça Climática. Também será lançada uma publicação especial da Revista PLATÔ, Intersecção: política de drogas e uso da terra no coração da luta por justiça climática no Brasil.

A programação começa às 18h00 com música de DJ Sandro Konvicto, seguindo-se intervenções poéticas de Akins Kintê e Jenyffer Nascimento. Às 19h30 deve ter início a roda de conversa Música e papo sobre Políticas de Drogas, Uso da Terra e Justiça Climática.

O papo será mediado pela escritora, abolicionista penal, coordenadora de advocacy da Iniciativa Negra, Juliana Borges. Falarão Nathália Oliveira, socióloga, diretora geral, cofundadora da Iniciativa Negra, correalizadora do IntersecçãoDandara Rudsan, ativista pelos direitos humanos e assessora de projetos e pesquisadora da Iniciativa Negra, além de Débora Silva, fundadora do movimento Mães de Maio, promotora legal popular, educadora social em direitos humanos e pesquisadora do Centro de Antropologia e Arqueologia Forense (Caaf/Unifesp), Luana Malheiro, antropóloga, especialista em saúde mental e membra fundadora da Rede Nacional de Feministas Antiproibicionistas (Renfa) e Anabela Gonçalves, produtora cultural, ativista e poeta da periferia sul de São Paulo.

Às 21h35, para encerramento das atividades, haverá apresentação musical do Maracatu Baque Atitude, e às 22h15, o DJ Sandro Konvicto  fecha a noite.

O evento deve reunir representantes de movimentos sociais e de cultura periférica do território, mídias locais e público em geral com o intuito de formar massa crítica sobre os impactos socioambientais da proibição das drogas à base de plantas na América do Sul e sobre o modelo de guerra às drogas adotado pelo Estado brasileiro, que tem resultado em obstáculos aos esforços por uma justiça climática para todos.

Edição especial da Revista PLATÔ

Intersecção é um projeto socioambiental da Iniciativa Negra com a Plataforma Brasileira de Política de Drogas (PBPD) e a Coalizão Internacional de Reforma da Política de Drogas que se propõe a discutir as conexões entre a atual política de drogas no Brasil, a justiça climática e seus principais desdobramentos com o uso da terra.

No âmbito do Intersecção, Revista PLATÔ — publicação técnica criada para qualificar o debate público sobre os diversos aspectos da política de drogas no Brasil e no mundo — reúne 17 artigos de especialistas de diversas áreas do conhecimento, pertencentes a grupos e instituições parceiras do projeto, com o objetivo de qualificar o debate e fortalecer o movimento em defesa da interseccionalidade como estratégia para a resolução de problemas coletivos.

Na revista, as complexidades e sobreposições dos temas abordados pelo projeto são exploradas em textos que discutem os seguintes itens: impactos da proibição das cadeias produtivas de drogas à base de plantasmegaprojetos de exploração e uso da terra que afetam comunidades tradicionais e ribeirinhassaúde e redução de danos no contexto antiproibicionistaa guerra às drogas e suas ameaças aos territórios e à população negrao controle de fronteiras e suas consequências para as rotas de violência e desmatamentoa guerra química no campo, entre outros pontos sensíveis da discussão.

Nos próximos meses, haverá eventos e encontros em BrasíliaBelém, Salvador e Rio de Janeiro. É possível acompanhar a agenda de eventos e mais informações do projeto no site e nas redes sociais da Iniciativa Negra.

*** A versão digital da revista está disponível desde o dia 23 de abril também no site da Iniciativa Negra.

Sobre a Iniciativa Negra Por Uma Nova Política sobre Drogas

A Iniciativa Negra por uma Nova Política sobre Drogas é uma organização da sociedade civil que atua, desde 2015, pela construção de uma agenda de justiça racial e econômica promovendo ações de advocacy em Direitos Humanos e propondo reformas na atual política de combate às drogas.

Sobre a Plataforma Brasileira de Política de Drogas
A Plataforma Brasileira de Política de Drogas (PBPD) é uma rede nacional composta por mais de 50 instituições conectadas para produzir incidência política e técnica em favor da reforma da política de drogas no País. O elo entre as entidades da rede é a atuação efetiva pela diminuição de desigualdades e garantia dos direitos humanos às pessoas e comunidades prejudicadas pela guerra às drogas.

Sobre a Coalizão Internacional para a Reforma da Política de Drogas e Justiça Ambiental
A Coalizão Internacional para a Reforma da Política de Drogas e Justiça Ambiental é uma rede de mais de 50 ativistas, pesquisadores, defensores, lideranças comunitárias e artistas de dezenas de países que se reúne para abordar o papel das políticas de proibição das drogas na crise socioambiental e climática global.

SERVIÇO
Lançamento da edição especial da Revista PLATÔ
Intersecção: Uso da Terra, Política de Drogas e Justiça Climática

Data: 24/04/2025

Horário: das 18h às 23h
Local: Bloco do Beco
Endereço: Rua Bento Barroso Pereira, 2 – Jardim Ibirapuera, São Paulo – SP, CEP: 05815-085

Programação

18h — Abertura musical com DJ Sandro Konvicto e recepção do público
19h15 — Intervenção Poética com Akins Kintê e Jenyffer Nascimento
19h30 — Mesa: Música e papo sobre Políticas de Drogas, Uso da Terra e Justiça Climática
Mediação: Juliana Borges
Participações da Mesa: Dandara Rudsan, Débora Silva, Nathália Oliveira, Luana Malheiro e Anabela Gonçalves
20h30 — Perguntas do público
21h15 — Encerramento da mesa
21h20 — Intervenção Poética – Akins Kintê e Jenyffer Nascimento
21h35 — Apresentação musical com Maracatu Baque Atitude
22h15
— DJ Sandro Konvicto
23h — Encerramento

O post Cultura e resistência: evento debate política de drogas, uso da terra e justiça climática apareceu primeiro em ANF – Agência de Notícias das Favelas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.