Motta diz que isenção do IR tem “apelo muito maior” do que anistia

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou nesta quarta-feira 23 que o projeto da anistia não irá prejudicar a análise da proposta que amplia a isenção do Imposto de Renda (IR) para quem ganha até R$ 5 mil.

O deputado declarou que o perdão para os condenados do 8 de janeiro divide a Câmara, enquanto a isenção do IR é um tema que tem maior apoio entre os parlamentares.

“Não vamos permitir que outras pautas – não só a anistia, mas qualquer outro projeto – prejudiquem o andamento de um projeto importante como esse que é a matéria do Imposto de Renda para essa isenção até R$ 5 mil para 10 milhões de pessoas”, afirmou durante participação no evento CNN Talks.

Segundo Motta, o tema da anistia deve ser tratado com equilíbrio para evitar crises institucionais. A proposta é defendida pela oposição, que tem cobrado do presidente da Câmara o avanço da proposta por meio da análise de um requerimento de urgência no plenário. A base governista é contrária e defende que a Casa priorize a pauta econômica.

“Penso que para a população brasileira, numa ordem de prioridade, a matéria do Imposto de Renda tem, sim, um apelo muito maior [do que a anistia] porque estamos tratando de possibilitar às pessoas que menos têm terem uma renda a mais. Isso é muito bom e penso que será uma matéria que não teremos oposição dentro da Casa”, disse.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.