Produção em 16 municípios específicos de Santa Catarina, apenas ingredientes naturais e defumação lenta são obrigatórios para que o produto seja considerado linguiça Blumenau
A linguiça Blumenau é um símbolo gastronômico do Vale Europeu, em Santa Catarina. O defumado criado a partir de receitas dos imigrantes alemães é muito presente na mesa dos moradores e um dos itens mais buscados pelos visitantes que querem conhecer a culinária local. E é fácil de encontrar: está em molhos, recheios, risotos e outros pratos clássicos da gastronomia mundial, que ganham um terroir local.
Uma das empresas mais antigas na produção da linguiça Blumenau é a Olho Embutidos e Defumados, de Pomerode (SC). A marca tem mais de 90 anos e a receita segue, por várias décadas e gerações, respeitando as características de produção que diferenciam o produto de outros embutidos como salsichas, salames e calabresas. “A linguiça Blumenau, embora também faça parte da linha de embutidos, tem particularidades que fazem dela um produto muito único”, explica Luiz Bergamo, diretor da Olho.
O especialista lista três características que podem ser conferidas pelo consumidor na hora de comprar para garantir que ele está levando para casa a verdadeira linguiça Blumenau.
Produção em 16 municípios do Vale Europeu
Desde 2024, a linguiça Blumenau é um produto com indicação de procedência atestada pelo INPI. Isso significa que, por conta da sua forte relação com a cultura gastronômica do Vale e Alto Vale Europeu, apenas podem ser comercializados com este nome produtos fabricados por empresas certificadas e que estejam localizadas em 16 municípios específicos da região. Recentemente, uma empresa de Biguaçu teve o pedido para usar o nome linguiça Blumenau negado pela justiça.
Luiz conta que, “além de um produto gastronômico único, há uma relação cultural e histórica muito forte da linguiça Blumenau com os municípios do Vale Europeu e isso foi atestado pelo INPI e pelo Sebrae no processo de denominação de origem”.
Apenas ingredientes naturais
Uma das características fundamentais da linguiça Blumenau é o uso apenas de ingredientes naturais. Não há, por exemplo, uso de fumaça líquida ou em pó. “Na lista de ingredientes que é obrigatória em todos os rótulos, o consumidor pode checar: os temperos são todos naturais e aqueles usados nas receitas de casa. Entre os exemplos estão sal e pimenta do reino, por exemplo”, conta Luiz.
Cortes específicos e defumação lenta
Ao contrário de outros embutidos que podem usar carnes diversas, a linguiça Blumenau é específica: sua produção deve ser feita apenas a partir de paleta, pernil e toucinho suínos. A permanência por no mínimo dois dias em um defumador abastecido a carvão também é um processo obrigatório para que a empresa seja certificada como fabricante do embutido.
A textura e a defumação, de acordo com Luiz, são características que tornam a linguiça Blumenau um produto singular.
A Olho Embutidos e Defumados está em Pomerode (SC), cidade mais alemã do Brasil, e reproduz uma receita criada em 1924 por imigrantes que colonizaram a região. Além de linguiça Blumenau, a marca conta com uma linha de embutidos que inclui salsichas, calabresas, linguiças e, mais recentemente, salames. Mais informações estão disponíveis em www.embutidosolho.com.br e no Instagram @olhoembutidos.

Linguiça Blumenau é produto gastronômico fabricado exclusivamente em 16 municípios de Santa Catarina
Foto: Divulgação
Marina Melz
Melz Assessoria
O conteúdo Especialista lista três características que provam que o consumidor está comprando linguiça Blumenau de verdade aparece primeiro em Portal Timbó Net.