População de Acari se mobiliza contra homenagem da Câmara Municipal a Bolsonaro

Um abaixo-assinado on-line, lançado na última quarta-feira (9), já reuniu mais de 1.200 assinaturas contra a concessão do título de “cidadão acariense” ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A iniciativa foi proposta pelo Diretório do PT de Acari, com o objetivo de pressionar a Câmara Municipal a revogar o decreto que conferiu a homenagem.

O título foi aprovado na sessão da última segunda-feira (7) pela Câmara Municipal de Acari. A proposta foi apresentada pelo vereador Júnior Buriti (PL) e aprovada com seis votos favoráveis, dois contrários e uma abstenção.

Os vereadores pretendem fazer a entrega do título na sexta-feira (11), durante a visita do ex-presidente ao Rio Grande do Norte. A data também marca a comemoração da emancipação política do município.

A aprovação despertou reação entre a população, majoritariamente contrária ao ex-presidente, acusado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) de arquitetar uma tentativa de golpe de Estado após perder as eleições de 2022.

No segundo turno das eleições de 2022, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu 4.932 votos em Acari, o equivalente a 68,15% dos votos válidos do município da região Seridó. Já o ex-presidente Bolsonaro teve apenas 2.305 votos (31,85%).

O texto do abaixo-assinado ressalta justamente que o ex-presidente “possui imensa rejeição entre o público da cidade” e que “a maior parte da população se sentiu ofendida” com a homenagem.

“Após a imensa repercussão negativa, visto que ele foi derrotado nas urnas em Acari de forma retumbante, além da sua má índole mundialmente conhecida, o PT de Acari pede que você, acariense que se sentiu ofendido com essa concessão de título, assine este abaixo-assinado para que a Câmara [Municipal] se sinta pressionada a revogar este decreto”, diz trecho do documento.

Titina Medeiros convoca população a pressionar pela revogação da homenagem

 Foto: Cecília Acioli

Quem também protestou contra a homenagem foi a atriz Titina Medeiros, que é natural de Acari. Em suas redes sociais, ela convocou o povo acariense a fazer pressão pela revogação do título concedido pela Câmara Municipal.

“Ele não é acariense, não tem sentido nenhum esse título de cidadão acariense, ele não tem nenhuma ligação com Acari”, declarou a atriz à reportagem da Agência Saiba Mais.

Titina destacou que Bolsonaro “não gosta de nordestino”, “fala mal dos nordestinos” e “nós não somos bem vistos para ele”.

“Então, não tem sentido uma cidade como Acari, que tem a democracia como símbolo, dar um título de cidadão a um cara como esse que tentou dar um golpe de Estado. É incoerente com a história da nossa cidade”, declarou a atriz.

“Eu não sou a favor que minha cidade dê o título de cidadão acariense, porque ele não é acariense e ponto final”, completou.

Nota de repúdio

A artista, educadora, produtora cultural e professora teatro Roberta Barbosa, também natural de Acari, lançou uma nota de repúdio em suas redes sociais dizendo que “Bolsonaro não nos representa”.

Ela escreveu que recebia com “profunda indignação” a notícia da homenagem a Jair Bolsonaro, afirmando que a proposta “é um desrespeito à memória, à consciência política e à dignidade do povo de Acari”.

“Bolsonaro nunca nos representou. Em nenhuma eleição ele obteve maioria em nossa cidade. Mesmo enfrentando inúmeras dificuldades históricas e sociais, o povo acariense demonstrou sabedoria e resistência ao não compactuar com o projeto de destruição que ele representa. Foram quatro anos de desgoverno marcados pela negligência durante a pandemia, pelo incentivo ao ódio, pelo desprezo aos mais pobres, à educação, à saúde, à cultura e à democracia. Um governo cruel, que nos deixou feridas profundas e que jamais será esquecido, nem perdoado”, enumerou a artista.

Roberta enfatizou que “Acari é uma cidade de luta, de consciência, de povo forte e com memória”. “Tentar vincular nossa história a um nome tão carregado de violência e retrocesso é uma afronta à nossa identidade”, sublinhou.

A professora, com formação pela UFRN, fez eco às palavras da conterrânea Titina Medeiros afirmando que Bolsonaro “não é acariense, não faz parte de nossa história e jamais representará os valores que defendemos”.

Saiba Mais:
Sob protesto, vereador retira projeto de título de cidadão natalense a Bolsonaro

Vereadores aprovam título de cidadão natalense a Bolsonaro; veja votação

Vereador ligado ao MBL tenta intimidar manifestantes na Câmara de Natal

The post População de Acari se mobiliza contra homenagem da Câmara Municipal a Bolsonaro appeared first on Saiba Mais.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.