Deputados do RN se dividem sobre cassação de Glauber Braga

A bancada do Rio Grande do Norte na Câmara dos Deputados tem posições diferentes em relação ao processo de cassação de Glauber Braga (PSOL), parlamentar do Rio de Janeiro com raízes potiguares. Enquanto os petistas já se posicionaram contra a perda de mandato, parlamentares do PL se colocaram a favor.

Nesta quarta (9), o Conselho de Ética da Câmara aprovou a cassação do mandato de Braga por 13 votos a 5. O único voto do Rio Grande do Norte foi de Natália Bonavides (PT), que é titular no Conselho. Agora, o processo segue para votação no plenário, onde todos os parlamentares podem votar.

Glauber Braga tem sido perseguido por ter expulsado da Câmara, em abril do ano passado, um integrante do Movimento Brasil Livre (MBL). Na reunião do Conselho, Natália criticou o MBL por “fazer confusão para ganhar mídia”.

“Essa turminha do MBL, essa turminha que, como não tem um conteúdo a defender, gosta de fazer confusão para ganhar mídia, foi atrás de Glauber várias vezes, mas não é só atrás dele, não. No meu Estado, por exemplo, eles vão particularmente atrás da gente que é mulher. Embora eu entenda que o relatório do senhor [o relator, deputado Paulo Magalhães (PSD-BA)] deva considerar o ato que foi feito e, se for o caso, trazer uma das opções de penas postas, de certa forma, se se coloca a cassação para o que aconteceu com o deputado, isso não está autorizando também esse tipo de gente que quer fomentar a antipolítica e chegar para a gente sem nenhuma vontade de debate, mas tão somente vontade de constranger?”, afirmou Bonavides.

“A gente vai se pautar por um tipo de política feita para gerar like? A gente vai permitir esse tipo de postura perante nós todos e nós todas? E aqui eu falo principalmente nós todas, porque a gente sabe como as coisas estão acontecendo. E quando a gente estiver com nossa família? E quando a gente estiver com nossa sobrinha criança — como eu tenho uma, que ainda pensa que, quando crescer, poderá ser candidata também, porque vê a tia — e um cara desses chega?”, continuou.

A Agência Saiba Mais procurou toda a bancada federal do RN. O deputado Fernando Mineiro (PT) disse que a ação “é uma clara perseguição política contra o Glauber, como está evidente.”

“Desde o início temos nos posicionado contra esse processo, um processo sem precedentes na Câmara Federal.  Toda a bancada do PT está unida contra esse absurdo. E seguiremos na luta na CCJ [Comissão de Constituição e Justiça] e no plenário da Casa”, informou.

Sargento Gonçalves (PL) afirmou ser favorável à cassação e criticou o parlamentar por ter expulsado o membro do MBL da Câmara com empurrões e chutes.

“Não é o próprio Glauber e demais psolistas que vivem gritando aos berros ‘sem anistia’? Não foram eles que votaram favoráveis à prisão e cassação do deputado Daniel Silveira por ‘crime de opinião’? Não são eles que afirmam que inimigos da democracia não passarão? Que democracia é essa onde um cidadão é enxotado da Câmara Federal, aos chutes no traseiro, pelo parlamentar do PSOL? Por tudo isso, e mais algumas questões, votarei favorável à cassação”, afirmou.

Colega de partido de Gonçalves, General Girão (PL) também apontou ser favorável à perda de mandato do deputado do Rio de Janeiro. João Maia não adiantou se votará sim ou não, e afirmou que seguirá a decisão do seu partido, o PP, quando a votação for à plenário. No Conselho de Ética, o PP tem dois parlamentares e ambos votaram pela perda de mandato. Não obtivemos retorno das assessorias de Benes Leocádio (UNIÃO), Carla Dickson (UNIÃO) e Robinson Faria (PL) até o fechamento desta matéria.

Raízes potiguares

Embora seja natural do município de Nova Friburgo (RJ) e tenha construído toda sua vida e carreira política no Rio de Janeiro, Glauber possui ligações com o Rio Grande do Norte e já conhece Natal de outros tempos. Desde a infância ele visita a cidade para encontrar parte da família, que tem origem em Mossoró.

Em setembro do ano passado, o deputado esteve na capital potiguar em evento de apoio às candidaturas de Robério Paulino e Camila Barbosa, que tentaram se reeleger como vereadores pelo PSOL. Na ocasião, à Agência Saiba Mais, falou da relação com o RN.

“Minha família é daqui. A família por parte de mãe é de Natal, vinda de Mossoró. Frequento Natal desde criança, antigamente vinha todos os anos, ultimamente é que não tenho conseguido vir, agora tem meu filho que é pequenininho, mas estou sempre por aqui e venho para desfrutar da companhia da família”, contou o parlamentar.

The post Deputados do RN se dividem sobre cassação de Glauber Braga appeared first on Saiba Mais.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.