Peixes nadam em avenida alagada após fortes chuvas em Boa Vista: ‘Semana Santa em delivery’


Vídeo foi gravado pelo pedreiro Antônio Souza, de 49 anos, morador do bairro. Prefeitura de Boa Vista deve enviar equipes para verificar as condições do local e ‘o que pode ser feito para amenizar o impacto do período chuvoso dentro do que é permitido pela lei ambiental’. Peixes nadam em avenida alagada após fortes chuvas em Boa Vista
Peixes foram vistos nadando na avenida Raimundo Rodrigues Coelho, no bairro Conjunto Cidadão, nesta quarta-feira (9), após fortes chuvas em Boa Vista. O momento foi gravado em vídeo pelo pedreiro Antônio Souza, de 49 anos, morador do bairro, e enviado ao Jornal de Roraima 1ª Edição.
✅ Receba as notícias do g1 Roraima no WhatsApp
No vídeo, é possível ver que ele tenta pegar um dos peixes com a mão, entre entulhos de tijolos. Em outro momento da gravação, ele mostra três dos animais nadando juntos na avenida alagada e com buritizais ao lado.
Em outro vídeo enviado ao g1, o pedreiro chega a pegar um dos peixes na mão e brinca: “quem quiser vim pegar para Semana Santa, é aqui”. Nas redes sociais, internautas ironizaram a situação. “O peixe da Semana da Santa em Delivery”, disse uma mulher. “Perdi essa pescaria, droga”, comentou outra internauta.
Antônio conta que gravou as imagens como uma maneira de chamar atenção das autoridades para as condições da avenida. A via fica próxima a uma lagoa e só está asfaltada até determinado ponto.
Ele reside há 10 anos no bairro e afirma que esta não é a primeira vez que acontece a cena inusitada com os peixes. No inverno, é comum que a avenida transborde e eles apareçam. “Aqui mora idoso, mora criança que vai para escola, tem tudo que sair com pé descalço para não molhar o sapatinho. Não entra nem carro, nem moto”, contou.
Procurada, a prefeitura de Boa Vista disse que “regiões em torno de lagoas são consideradas Áreas de Preservação Permanente (APP), e construções nesses locais geralmente são fruto de ocupações não autorizadas”, mas que deve enviar equipes para verificar as condições do local e “o que pode ser feito para amenizar o impacto do período chuvoso dentro do que é permitido pela lei ambiental”.
O biólogo e chefe do Departamento de Zootecnia da Universidade Federal de Roraima (UFRR), Rodrigo Feltran analisou o vídeo com os peixes a pedido do g1. Segundo ele, o peixe menor pode se tratar de um Tamoatá, já os maiores são conhecidos como Jeju.
“São peixes que são comuns nos igarapés aqui de Roraima. Como a cidade avançou muito para essas áreas, você vai sempre ter esses peixes que são mais resistentes. São duas espécies que são muito resistentes à modificação do ambiente, né? Então você sempre tem presente o tamoatá, o jeju, a traíra, nesses ambientes. Quando a rua enche, o igarapé transborda, eles acabam subindo para a correnteza”, explicou.
Peixes foram filmados por morador da rua
Reprodução
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo para a possibilidade de chuvas intensas e ventos fortes para todos os municípios de Roraima válido para até 10h desta quinta-feira (11).
Entenda o que significam as cores do Inmet
O alerta atual prevê chuvas com volumes entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia. A classificação aponta a previsão de “perigo potencial”, o nível mais baixo no grau de severidade do órgão.
Leia outras notícias do estado no g1 Roraima.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.