O Governo do Rio Grande do Norte, por meio da Secretaria de Estado da Administração (Sead), confirmou a implantação do reajuste salarial de 4,83% para os servidores públicos estaduais. O percentual será aplicado ainda em abril, conforme acordado entre o Executivo e as entidades sindicais ao longo de 2024.
A confirmação ocorreu em reunião nesta segunda-feira (7), que reuniu representantes de diversos sindicatos e associações classistas. O reajuste contempla servidores da Segurança Pública, da Saúde e de diversas categorias da Administração Direta e Indireta do Estado.
Para o titular da Sead, a medida avança na relação do governo com os trabalhadores do serviço público.
“É a primeira grande recomposição que nós fazemos de forma linear. Então, todos os servidores da segurança, saúde e diversos órgãos da administração direta [e indireta] passam a ter o mesmo índice de recomposição salarial, dando cumprimento a uma previsão constitucional da revisão anual, isso com o objetivo de manter o poder de compra dos trabalhadores”, afirma Pedro Lopes, lembrando que muitas categorias, a exemplo da saúde, Ipern, Idema, entre outras, ficaram mais de 10 anos sem qualquer tipo de recomposição salarial anual.
Em 2022, o governo já havia reajustado os salários de mais de 35 mil servidores com um percentual de recomposição salarial de 15%, mas dentro de negociações específicas.
“E agora a gente faz a primeira aplicação com base em uma lei geral de recomposição salarial. Então, o grande avanço é exatamente implementar essa política efetivamente, a partir do mês de abril. E, com isso, nós acreditamos que teremos servidores mais estimulados para prestar melhores serviços à sociedade”, acredita.
Ainda no encontro desta segunda (7) — conduzido, além de Pedro Lopes, pelo subsecretário de Recursos Humanos, Carlos Cerveira — os gestores reforçaram o compromisso do governo com o cumprimento do acordo firmado com as categorias e pediram o apoio dos sindicatos no processo de revisão dos contracheques dos servidores, a fim de evitar possíveis erros nos pagamentos.
“Tranquilizamos todos os dirigentes que o processo de implantação está transcorrendo naturalmente e também pedimos colaboração para fazer a revisão dos contracheques dos nossos colegas servidores. Estamos trabalhando forte e unidos com os sindicatos e as associações para que, ao final, os servidores tenham a sua recomposição efetivada de 4,83%, conforme o acordo firmado com o governo”, disse Pedro Lopes.
A Sead informou que cada entidade sindical receberá as tabelas com as recomposições salariais de suas respectivas categorias. Foi solicitado também que os sindicatos, em parceria com os setores de Recursos Humanos dos órgãos, enviem cópias dos contracheques de alguns servidores para conferência, a fim de ajustar qualquer incorreção detectada.
The post Governo do RN confirma reajuste salarial de servidores em abril appeared first on Saiba Mais.