Postos de combustíveis ofertam negócios variados

Os postos de combustíveis deixaram de ser apenas locais para abastecer veículos. Agora, eles se tornaram pontos estratégicos para uma variedade de negócios. Restaurantes, farmácias, lojas de conveniência e lavanderias estão aproveitando o fluxo constante de clientes e a boa localização para atrair um público diverso e em busca de praticidade e rapidez no atendimento. Em horários alternativos, esses espaços atraem um público variado, que vai desde pessoas com pouco tempo e até aquelas em situação de imprevisto ou emergência.Segundo o vice-presidente do Sindicombustíveis-PA, Mário Melo, no passado, os postos vendiam apenas combustíveis e, em alguns casos, tinham serviço de lavagem de automóveis, atividade que exigia uma série de licenças e procedimentos para que funcionasse. A consequência disso era uma cobrança muito mais alta em relação a lavagens clandestinas espalhadas pela cidade. Com o passar do tempo, esses espaços não tiveram condições de competir comercialmente e, assim, deixaram de ter esse tipo de serviço.Devido às margens de lucro bruto e líquido cada vez mais baixas, esses mesmos postos se transformaram, anos depois, em uma ilha de serviços, agregando o abastecimento de veículos à presença de lojas de rede. “Essa é uma tendência mundial. Os postos, além da venda de combustíveis e serviços de troca de óleo do passado, evoluíram para agregar as lojas de conveniência e mais recentemente outras atividades”, afirma Mário Melo.Isso porque os postos, na maioria dos casos, são locais seguros, bem localizados na cidade e muito bem iluminados, características que passaram a ser um atrativo para a instalação de parceiros comerciais de diversos ramos. Através da cobrança de aluguel de sala comercial, esse modelo de empreendimento tem sido uma receita complementar aos postos, contribuindo para o pagamento dos seus respectivos custos fixos. “Como em um posto de combustíveis trafegam muitos veículos e pessoas é interessante outras atividades se aproveitarem desse fluxo para vender seus produtos e serviços. E, em contrapartida, o posto também passa a se beneficiar desses clientes dessas outras atividades”, explica o gestor do sindicato.O fluxo constante de pessoas, a segurança e o potencial de extensão do horário de serviço são alguns benefícios de empreendimentos que funcionam em postos de gasolina. De acordo com o gerente da Agência Metropolitana do Sebrae-PA, Igo Silva, a combinação desses fatores gera uma tendência: quanto mais serviços ofertados no entorno do posto mais o espaço terá potencial de atrair clientes. Isso se deve a um caráter de consumo “ocasional”, em que esses estabelecimentos aproveitam o movimento de clientes fiéis para vender seus produtos e serviços.Em contrapartida, os desafios para esses empreendimentos envolvem o conhecimento geral da localização do posto de combustíveis, dos público-alvo e seus modos de consumo, além de uma análise sobre as demais atividades instaladas ao redor. O estudo auxilia a tomar decisões assertivas focadas no êxito do modelo de serviço.“É importante avaliar que os postos não são iguais, cada um deles tem um perfil de cliente diferente. Para o empreendedor, antes de ingressar, é importante que faça o planejamento para saber se aquele posto contempla a sua atividade. Para cada local, é importante que o empreendedor avalie qual é o público que frequenta o posto, qual é a rotatividade desse público, que ele entenda o que os clientes vão buscar naquela região, como é a região em torno do posto, quais são os clientes que estão ali em volta para que ele tome decisões mais assertivas. Existe algum tipo de negócio que talvez não dê certo? Não. É muito em função das análises e das observações que são feitas”, afirma Igo Silva.NOS POSTOSEm Belém, os postos de abastecimento seguem a mesma tendência do resto do país, sendo também o espaço para lojas de rede de fastfood, conveniência, lavanderia, empresa de chocolates finos, assistência técnica, restaurantes, coworking, boutique e muito mais. Em geral, os postos possuem alta rotatividade .No posto de combustível localizado na avenida Gentil Bittencourt com Generalíssimo Deodoro, Raquele Galvão, 42 anos, trabalha como concierge em uma lavanderia, que funciona no local há pelo menos três anos. De segunda a sábado, a profissional recebe roupas de clientes para lavagem e secagem a um valor de R$3 por máquina utilizada, serviço bastante demandado. Localizada em uma área comercial da cidade, onde um grande número de pessoas se desloca até lá para os seus empregos, os consumidores têm o costume de pagar pelo serviço, já que não tem tempo para fazer a atividade em casa.“Os clientes deixam a roupa comigo e marcam um horário para vir buscar. Esse é o nosso diferencial, a demanda é bem grande por esse serviço porque a maioria dos clientes não moram aqui perto, eles trabalham aqui perto e trazem a roupa enquanto eles estão em horário de trabalho. Isso aqui é para quem tem uma rotina muito corrida e não tem tempo. A questão de não ter muita casa por perto ajuda a crescer essa demanda, é muito prédio que, muitas vezes, não tem espaço para estender roupa, para secar. Ainda mais em época chuvosa porque aqui já sai seco”, relatou Raquele.CONTEÚDOS RELACIONADOS:Saiba como baixar o aplicativo para declarar o Imposto de RendaFeirão de Empregos: veja vagas “urgentes” no setor de óleo e gásA facilidade, proximidade e otimização do tempo são as vantagens de procurar um serviço prestado em postos de gasolina. É o que diz a aposentada Maria Lúcia, de 79 anos, que costuma utilizar frequentemente o serviço de lavanderia, mas também de padaria e farmácia. Moradora de região comercial, ela afirma que a presença desses estabelecimentos em um só lugar facilita a rotina, principalmente em situações de emergência.Quer saber mais de Pará? Acesse o nosso canal no WhatsApp“Eu utilizo bastante a lavanderia. Moro em um prédio aqui por perto e contratamos uma moça para lavar roupa, mas devido a esse tempo chuvoso, não tem dado muito certo. Então, eu tenho vindo na lavanderia porque aqui já sai tudo seco. Isso é muito bom, beneficia a gente em não estar indo em outros locais, traz comodidade e também facilita muito. É um serviço bom, de grande utilidade, já sai daqui lavado e sequinho”, concluiu Maria.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.