MLB ocupa Câmara e questiona CEI criada contra os movimentos sociais

Os integrantes do Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB) ocuparam a Câmara Municipal de Natal na manhã desta quinta (3) em resposta à Comissão Especial de Inquérito (CEI), instalada para investigar o grupo.

Mais de 100 pessoas foram dar uma resposta a essa CEI, que questiona o trabalho do MLB em espaços que eles chamam de privados, mas que são públicos e semipúblicos. Eles não citam, mas fica claro que criticam as ações que fazemos do Natal Sem Fome. Na 1ª reunião, disseram que atrapalhavam a comercialização de produtos e Daniel Valença [PT] foi único a falar sobre essa luta essencial do povo pobre que, nos supermercados, garantiu 750 toneladas de alimentos nacionalmente que matou a fome de muitas famílias”, lembra Bianca Soares, coordenadora estadual do MLB.

Saiba +

Câmara de Natal define membros de CEI; MLB faz plenária contra criminalização

No dia 31 de março foram definidos os nomes que iriam compor a CEI, que tem como titulares o Subtenente Eliabe (PL, presidente), Camila Araújo (União Brasil, vice-presidente), Matheus Faustino (União Brasil, relator), Cláudio Custódio (PP) e Daniel Valença (PT). Já os vereadores Robson Carvalho (União Brasil), Daniel Santiago (PP), Kleber Fernandes (Republicanos), Luciano Nascimento (PSD) e Brisa Bracchi (PT) estão como suplentes.

Durante ato na Câmara nesta quinta, a coordenadora do Movimento disse que a entrada do grupo até foi permitida, mas que o presidente da Casa, o vereador Ériko Jácome (PP), se recusou a receber uma comissão formada pelo grupo.

O presidente se negou a falar com o movimento, permitiu apenas a entrada para assistir a sessão. Há tanta coisa que a Câmara não investiga, mas investiga movimento social… alguns vereadores respondem investigação por lavagem de dinheiro, tem obras inacabadas, creche inaugurada e entregue sem água e luz, a própria engorda de Ponta Negra, a invasão à sede do Idema [Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do RN], que foi algo que nunca ocorreu nas ocupações do MLB, agredindo ou atrapalhando funcionamento de qualquer estabelecimento”, observa Bianca.

A CEI foi iniciada pelo vereador de extrema-direita Matheus Faustino (União Brasil), que também faz parte do Movimento Brasil Livre (MBL). O requerimento contou com ao menos 20 assinaturas, o dobro das 10 que são necessárias para a abertura da investigação.

Vamos continuar com os cartazes mostrando a cara dos vereadores que assinaram a CEI, vamos explicar o que é essa Comissão para a luta contra a fome e o déficit habitacional. Enquanto essa CEI estiver vigente, estaremos dialogando com a periferia, mostrando quem são essas pessoas”, resume Bianca.

Para ajudar o MLB, doe através do pix: [email protected]

Cartaz produzido pelo MLB I Imagem: reprodução

The post MLB ocupa Câmara e questiona CEI criada contra os movimentos sociais appeared first on Saiba Mais.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.