RN tem menos roubos a pessoas, lojas e residências no 1º trimestre de 2025

No primeiro trimestre de 2025, o Rio Grande do Norte teve menos roubos a pessoas, assaltos a estabelecimentos comerciais e residências em comparação com o mesmo período do ano passado. A queda foi de 29,9% nos crimes ocorridos em via pública, de menos 18,2% nos assaltos a residências e de 32,7% nos casos de roubo a lojas e/ou pontos comerciais, segundo dados da Coordenadoria de Informações Estatísticas e Análises Criminais (Coine) da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) divulgados nesta quinta (3). 

Enquanto nos três primeiros meses de 2024 foram registrados 2.068 roubos a pessoas em via pública, no primeiro trimestre de 2025 esses dados caíram para 1.450 crimes, o que representa 618 assaltos a menos.

Nos casos de roubo a residências, foram 187 registros no primeiro trimestre de 2024, contra 153 ocorrências neste ano, o que implica em 34 crimes a menos. Por último, foram contabilizados 199 assaltos a estabelecimentos residenciais nos primeiros três meses do ano passado, contra 134 roubos ocorridos no mesmo período deste ano, o que dá um total de 65 crimes a menos.

Os dados são compartilhados com o Ministério Público Estadual e repassadas ao Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs)

Assim como em 2024, o Rio Grande do Norte registrou 203 Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) ao longo dos primeiros três meses deste ano. Com isso, ambos são os menos violentos da série histórica da segurança pública potiguar. 

Desde 2011, quando a contabilização das mortes violentas passou a atender a uma metodologia padronizada nacionalmente, o primeiro trimestre mais violento da história do Rio Grande do Norte foi o de 2017, com 578 assassinatos. De lá para cá, a redução foi de 64,88%, ou seja, 375 mortes a menos.

Natal é a capital menos violenta do NE

Segundo dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), que considerou os números de janeiro a outubro de 2024, Natal é a cidade menos violenta dentre as nove capitais nordestinas. Com 16,50 assassinatos registrados para cada grupo de 100 mil habitantes, a cidade possui a menor taxa de mortes violentas da região. A média nacional é de 18,07.

Recife (PE) lidera o ranking de piores resultados com uma taxa de 39,68 mortes. Em seguida, aparecem Salvador (BA), Maceió (AL), Fortaleza(CE), Teresina (PI), João Pessoa (PB), Aracaju (SE) e São Luís (MA). A taxa de mortalidade das capitais é calculada dividindo o total de mortes violentas para cada grupo de 100 mil habitantes.

The post RN tem menos roubos a pessoas, lojas e residências no 1º trimestre de 2025 appeared first on Saiba Mais.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.