Sessão popular da Câmara vai debater engorda de Ponta Negra

A Câmara Municipal de Natal realiza uma sessão popular nesta terça-feira (1º) para debater a engorda de Ponta Negra. O evento sai das dependências da Casa legislativa e vai até o final do calçadão da praia, próximo ao Beach Hotel Morro do Careca, para ouvir a população.

A proposição é da vereadora Samanda Alves (PT). A ação surge em resposta às preocupações dos trabalhadores, comerciantes e moradores que dependem da praia para viver. Entre os problemas apontados estão a recorrente falta de transparência sobre as intervenções na orla, alagamentos frequentes em Ponta Negra durante as chuvas e o fechamento do Mercado da Redinha, que gerou prejuízos aos trabalhadores locais.

“A orla é um patrimônio do povo. Precisamos garantir que as decisões sobre ela sejam tomadas de forma transparente e participativa”, disse Samanda.

A sessão popular será um espaço aberto para que a população expresse suas demandas e cobre soluções do poder público. A participação é aberta a todos. Em 21 de março, uma audiência pública para debater os impactos da engorda de Ponta Negra, que aconteceria dentro da Câmara de Natal, precisou ser realizada do lado de fora, na rua ao lado da sede do Palácio Frei Miguelinho, sede do Poder Legislativo, depois que a Casa suspendeu as atividades. 

Em Ponta Negra, a engorda foi concluída em 25 de janeiro, resultando na ampliação da faixa de areia ao longo de 4,6 quilômetros da orla, iniciando na Via Costeira até o Morro do Careca. No entanto, alguns problemas surgiram, como alagamentos na areia.

Com as fortes chuvas que caíram em Natal nas últimas semanas, a região da engorda da praia de Ponta Negra ficou alagada em mais de um momento, mesmo a Prefeitura tendo anunciado que a obra de drenagem do aterro hidráulico foi concluída em 28 de fevereiro. Já no último final de semana, houve alagamento mesmo sem a ocorrência de chuvas. Segundo a Prefeitura do Natal, o fenômeno foi causado por marés mais altas, o que deve ocorrer cerca de oito vezes ao longo do ano.

Além disso, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) reconheceu em um documento oficial datado de fevereiro que os rodolitos presentes na área da engorda de Ponta Negra têm causado ocorrências de cortes em crianças e adultos. A pasta contratou uma empresa para realizar uma limpeza mecanizada no local. Até a última sexta (28), segundo a Prefeitura, a limpeza na área da engorda já alcançou aproximadamente 741.300 m² de área percorrida. Desde o início das operações, em 27 de fevereiro de 2025, aproximadamente 134 m³ de rodolitos acumulados na faixa de areia já foram removidos, o que equivale a cerca de 27 caçambas, com capacidade de cinco metros cúbicos cada.

The post Sessão popular da Câmara vai debater engorda de Ponta Negra appeared first on Saiba Mais.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.