Petroleiros fazem paralisação de advertência e não descartam greve

Os trabalhadores que atuam na Petrobras fizeram uma paralisação de advertência no último dia 26 e não descartam uma greve por tempo indeterminado. Eles acusam a diretoria de falta de diálogo e tentativa de adoção de medidas autoritárias.

“A diretoria esse ano começou a adotar medidas autoritárias, tentou mudar as regras do vale refeição em algumas unidades sem dialogar com os trabalhadores, depois quis mudar as regras do teletrabalho e reduzir a PLR [Participação nos Lucros e Resultados – parte do lucro que é distribuída aos funcionários] em 30% também sem dialogar, com a diretoria já sabendo que teria um prejuízo no quatro trimestre de 2024”, explica Marcos Brasil, diretor do Sindipetro RN.

No Rio Grande do Norte, assim como nas demais unidades do país, tanto participaram os trabalhadores operacionais, quanto administrativos. Aqueles que estavam em regime de home office não ligaram seus computadores para realizar atividades laborais. 

Os manifestantes também protestam contra a retirada de petróleo por empresas estrangeiras na Margem Equatorial e por mais participação do Rio Grande do Norte nesse processo.

“As empresas norte americanas, francesas e norueguesas estão tirando o nosso petróleo lá e levando para o exterior, mas não é permitido que a Petrobras tire. Também queremos a exploração da Margem Equatorial no Rio Grande do Norte e investimentos em renováveis no estado, como energia eólica, solar e produção de hidrogênio verde, queremos que a diretoria invista no Rio Grande do Norte”, defende Marcos Brasil.

Outro ponto de pauta é a exposição dos trabalhadores ao benzeno, substância tóxica que resulta da produção da gasolina e diesel.

“Eles estão querendo criar uma normal que permite a exposição ao benzeno em uma quantidade máxima, mas não existe quantidade segura de exposição ao benzeno”, alerta Brasil.

Os petroleiros dizem que não têm conseguido diálogo com a presidente Magda Chambriard e a diretoria da Petrobras, mas aguardam uma reunião para a próxima semana.

Nos resta a luta política através da greve, esperamos que a diretoria nos chame para conversar na próxima semana. Mandamos ofício pedindo reunião com a diretoria da Petrobras, mas se não melhorar o diálogo ainda poderemos ter uma greve por tempo indeterminado”, alerta Brasil.

The post Petroleiros fazem paralisação de advertência e não descartam greve appeared first on Saiba Mais.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.