Encontro reúne discussões sobre saúde de trabalhadores em situação de rua

Uma das grandes questões da população em situação de rua é a exploração dessas pessoas com ofertas de trabalhos com pagamento mais baixo do que costuma ser feito a outras pessoas, só pelo fato delas estarem em situação de rua.

Uma das grandes questões é população ser reserva de exército desse sistema capitalista. Tem abrigos os de população em situação de rua, daí passa alguém oferecendo um trabalho que paga a metade da metade do que seria pago convencionalmente. Um trabalho para descarregar uma carreta, por exemplo, que pagariam R$ 100, querem pagar R$ 25 para uma pessoa em situação de rua. Há uma desvalorização dessa mão de obra”, critica Vanilson Torres, Coordenador do Movimento Nacional da População em Situação de Rua no Rio Grande do Norte.

Essas e outras questões serão discutidas na 1ª Conferência Livre Nacional de Saúde da Trabalhadora e do Trabalhador em Situação de Rua, que será realizada no dia 10 de abril, em Brasília. Como o evento será realizado na capital federal e há lugar para somente 70 pessoas, o evento contará com o acesso virtual dos participantes.

O encontro é preparatório e elege delegados para a 5ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e Trabalhadora em Situação de Rua. A partir desse encontro serão tiradas diretrizes e propostas para a 5ª Conferência Nacional, que será realizada de 18 a 21 de agosto de 2025.

Acesso à Saúde

Outra dificuldade para as pessoas que vivem em situação de rua é o acesso aos serviços de saúde. Muitos não sabem, mas nesses casos, a pessoa em situação de rua tem direito a acessar os serviços de saúde mesmo sem documentação, como comprovante de residência.

A portaria nº 940/2011 diz que a população em situação de rua, os nômades, têm acesso garantido ao SUS, inclusive para fazer o cartão SUS sem comprovante de residência”, divulga Torres.

Emprego

Por causa da desvalorização dessa mão de obra e do preconceito em torno do tema, pessoas em situação de rua, apesar de apresentarem um bom currículo, também encontram maiores dificuldades para concorrer a vagas de emprego.

Em muitos casos, mesmo com bom currículo, a pessoa em situação de rua não e contratada. Ela até é encaminhada pelo Cetro Pop, mas o empresário descarta por ver que tem essa origem. Isso acontece porque não há uma parceria entre o município e as empresas, com descontos redução de encargos e questões ficais. A mídia também contribui para essa marginalização e o resultado é que a aporofobia reina, a aversão aos pobres, nesse sistema onde sofremos mais preconceitos”, comenta Vanilson Torres.

Para se inscrever e participar da modalidade online, CLIQUE AQUI.

Confira a programação:

1ª Conferência Livre Nacional de Saúde da Trabalhadora e do Trabalhador em Situação de Rua

Data: 10 de abril de 2025
Local: Fiocruz (Brasília) e a partir da transmissão online
MANHÃ
08h00 – Recepção dos participantes com café da manhã
09h00 – Teatro dos Oprimid@s – “PopRua é classe trabalhadora”
9h10 – Voz e Violão com Adijefison Roseno
09h20 – Mesa de Abertura com:

  • Fernando Santos Vieira (pessoa trabalhadora em situação de rua)
  • Fabiana Damásio (diretora da FioCruz Brasília)
  • Eloá Nascimento dos Santos (Ministério do Trabalho e Emprego e CiampRua Nacional)
  • Adriano Massuda (Secretário Executivo do Ministério da Saúde)
  • Margarida Madalena Alves (membro da Comissão Organizadora da 5a CNSTT e Conselho Nacional
    de Saúde-CNS)
    10h00 às 12h00 – Diálogo dos eixos
    Eixo 1: política nacional de saúde da trabalhadora e do trabalhador em situação de rua
    Eixo 2: participação popular na saúde das trabalhadoras e trabalhadores em situação de rua
    12h00 – Intervalo para o almoço
    TARDE
    13h30 – Momento cultural – Prática de relaxamento corporal
    13h50 – Eleição das propostas e diretrizes no momento da plenária final
    14h40 – Eleição de delegadas e delegados
    15h30 – Encerramento

The post Encontro reúne discussões sobre saúde de trabalhadores em situação de rua appeared first on Saiba Mais.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.