Maioria da bancada federal do RN é a favor de anistia para golpistas de 8/1

Um levantamento realizado pelo jornal “Estadão”, publicado na edição de domingo (23), relevou que 182 dos 513 deputados federais do país se declararam a favor do projeto de lei que pretende anistiar os golpistas condenados pela invasão às sedes dos Três Poderes em Brasília no dia 8/1/2023. Da bancada federal potiguar, quatro declaram apoio à proposta, dois são contrários e dois não quiseram se manifestar.

Os que declararam apoio à proposta defendida pela bancada da extrema-direita foram Carla Dickson (União), General Girão (PL), Robinson Faria (PL) e Sargento Gonçalves (PL).

Já a deputada federal Natália Bonavides (PT) e o deputado federal Fernando Mineiro (PT) são os únicos assumidamente contrários ao projeto de anistiar os golpistas.

Enquanto isso, Benes Leocádio (União) e João Maia (PP) preferiram ficar em cima do muro sem dizer se são a favor ou contra a proposta que virou a principal bandeira política da bancada bolsonarista no Congresso Nacional.

Dos três bolsonaristas favoráveis à anistia dos condenados em razão dos antos antidemocráticos de 8/1/2023, Carla Dickson foi a única que defendeu que o projeto de lei deve abranger também o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que sequer foi julgado ainda pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Neste ponto, Sargento Gonçalves acompanhou Benes Leocádio e João Maia, que mantiveram a postura de não se posicionar sobre o tema.

Em nota distribuída à imprensa, Girão explicou por que não é a favor de estender a anistia a Bolsonaro, afirmando que tem convicção de que o ex-presidente “não cometeu qualquer crime relacionado a esses eventos, diferentemente daqueles que depredaram o patrimônio público, razão pela qual não haveria sequer necessidade de anistia em seu caso”.

Tentativa de golpe é mancha na história do nosso país”, diz Natália

Já Natália Bonavides alertou que “não podemos deixar que seja esquecido o que aquele grupo de terroristas guiado pelo ódio fez no Congresso Nacional, no Supremo Tribunal Federal e no Palácio do Planalto”.

Para a deputada, “a invasão e tentativa de golpe frustrada é uma triste mancha na história do nosso país”.

“Os atentados à bomba em Brasília no final do ano passado são uma prova de que a impunidade aos golpistas dá brecha a mais ataques contra a democracia”, disse, lembrando o caso do bolsonarista Francisco Wanderley Luiz, que tentou invadir com explosivos o Supremo Tribunal Federal (STF), no dia 13 de novembro de 2024, mas morreu na praça dos Três Poderes.

“Não tem outra: defender a democracia é respeitar a soberania do povo brasileiro”, defendeu Natália Bonavides.

Saiba Mais: Em resposta a bolsonaristas, esquerda do RN reafirma ser contra anistia para golpistas

Já Fernando Mineiro afirmou que “os golpistas, não conformados com a tentativa de destruir o Brasil, fazem um ato vergonhoso pedindo anistia para Bolsonaro e sua corja criminosa”.

Mineiro defendeu que se faça justiça e que “todos os envolvidos em atentados contra o povo brasileiro arquem com as consequências”.

The post Maioria da bancada federal do RN é a favor de anistia para golpistas de 8/1 appeared first on Saiba Mais.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.