“Problema histórico resolvido”, diz governadora sobre corredores vazios do Walfredo

A governadora Fátima Bezerra (PT) comemorou, nas redes sociais, o marco de um mês de corredores vazios no Hospital Walfredo Gurgel de Natal. Desde o dia 23 de fevereiro não há registro de pacientes no corredor do setor de politraumas. “Um problema histórico resolvido”, anunciou o perfil da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) no Instagram.

“Isso é resultado de um trabalho integrado, que tornou possível a inauguração da unidade ortopédica de Macaíba. Um esforço conjunto do nosso governo, que agora mostra seus frutos: Walfredo Gurgel desafogado e pacientes atendidos e satisfeitos”, escreveu a governadora em suas redes sociais.

O Governo do Estado atribui esse resultado aos investimentos e ações adotadas pela Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) para desafogar a maior unidade de urgência e emergência do Rio Grande do Norte.

A principal dessas ações, citada pela governadora, é a implementação no início de fevereiro do serviço de ortopedia no Hospital Regional Alfredo Mesquita Filho, localizado em Macaíba.

O serviço de ortopedia instalado em Macaíba a casos de baixa e média complexidade de seis municípios da Região Metropolitana de Natal (Macaíba, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante, Extremoz, São José de Mipibu e Ceará-Mirim), reduzindo consideravelmente a demanda no Walfredo Gurgel.

A “barreira ortopédica” foi instalada após o acordo firmado entre o Governo do Estado e os municípios da Região Metropolitana de Natal, mediado pelo Ministério Público, no início de fevereiro, com o objetivo de assegurar o funcionamento do consórcio interfederativo para atender aos pacientes de baixa e média complexidade no Hospital Regional Alfredo Mesquita Filho.

Saiba Mais: Ministério Público constata que corredores do Hospital Walfredo Gurgel estão vazios

Ministério Público constata esvaziamento de corredores do Walfredo Gurgel

Foto: MPRN

O Ministério Público, através da 47ª Promotoria de Justiça de Natal, em uma vistoria realizada no dia 27 de fevereiro, constatou que os corredores do Hospital Walfredo Gurgel estão de fato vazios.

De acordo com o MP, foram vistoriados os setores de politrauma, enfermarias, UTIs (Unidades de Terapia Intensiva), Unidade de AVC e o CRO (Centro de Recuperação Pós-Operatório) do Pronto Socorro Clóvis Sarinho (PSCS), “não detectando pacientes internados em macas nos corredores”.

Em janeiro e fevereiro, ainda segundo o MP, os casos de atendimento ortopédico no Walfredo Gurgel caíram 11,2%. A média diária de atendimentos também foi reduzida em 1,7%. Além disso, houve também uma diminuição no número de internações.

Os promotores do Ministério Público visitaram também, no mesmo dia, as instalações do Hospital Regional de Macaíba, onde foi instalada a barreira ortopédica pela Sesap. Lá, foi averiguado que, desde o dia 7 de fevereiro, 246 pacientes foram atendidos, uma média de 13 pacientes/dia.

Esses pacientes são, em sua maioria, provenientes dos seis municípios que pactuaram o acordo firmado do Consórcio Interfederativo em Saúde (Macaíba, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante, Extremoz, São José de Mipibu e Ceará-Mirim), o que permitiu o funcionamento do serviço de ortopedia no Hospital Regional Alfredo Mesquita Filho.

O serviço conta com dois consultórios, um posto de enfermagem, uma sala de medicação, uma sala de sutura, uma sala de gesso, um depósito de material de limpeza, duas enfermarias onde funcionam um total de oito leitos clínicos e uma sala cirúrgica, exclusivos para a ortopedia.

Além desses setores, o serviço de ortopedia conta com aporte de UTI e do serviço de Raio X, que também atendem à demanda do serviço de obstetrícia, que já funcionava no Hospital Regional de Macaíba.

The post “Problema histórico resolvido”, diz governadora sobre corredores vazios do Walfredo appeared first on Saiba Mais.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.