Museu da UFRN realiza curso para ampliar presença de cientistas brasileiras na Wikipédia

O Museu Câmara Cascudo (MCC), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), promove no próximo dia 26 de abril a Editatona Mulheres Brasileiras na Ciência, iniciativa que busca capacitar participantes na criação e edição de verbetes na Wikipédia sobre mulheres cientistas do país. O evento é gratuito, on-line e será realizado em parceria com a Wikimedia Brasil e o Coletivo Maria Emília.

As inscrições estão abertas até o dia 7 de abril, com 50 vagas disponíveis — sendo 30 destinadas à comunidade da UFRN e 20 para o público externo. Interessados devem preencher o formulário de inscrição, que solicita, entre outras informações, uma sugestão de cientista brasileira cuja trajetória seja respaldada por fontes confiáveis.

A ação pretende enfrentar a sub-representação de mulheres na Wikipédia, onde, segundo dados do WikiProject Women in Red, apenas 19% dos verbetes biográficos são dedicados a mulheres. No contexto brasileiro, essa lacuna também se reflete na ciência: embora representem a maioria nas universidades, as mulheres ainda são minoria em cargos de liderança e nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia, matemática e medicina.

“A invisibilidade das mulheres na ciência é um problema histórico e estrutural. Ao dar visibilidade às suas contribuições, não apenas fazemos justiça a seus legados, mas também inspiramos novas gerações de meninas e mulheres a seguirem carreiras científicas”, afirma Phiética Silva, coordenadora técnico-científica e cultural do MCC e responsável pelo projeto.

Com carga horária de 8 horas, a formação será dividida entre aulas teóricas e oficinas práticas. Os conteúdos abordarão desde os fundamentos da edição colaborativa e os critérios de notoriedade da Wikipédia até a ética na produção de verbetes e a busca por fontes confiáveis. Os participantes serão acompanhados por mediadores experientes, incluindo o representante da Wikimedia Brasil, Henrique Neiva.

A editatona conta com apoio da Pró-Reitoria de Extensão da UFRN e se insere em uma estratégia mais ampla de promoção do conhecimento livre, inclusão digital e equidade de gênero nas plataformas de produção de conteúdo.


Serviço

Editatona Mulheres Brasileiras na Ciência
📅 26 de abril de 2025
💻 Evento on-line e gratuito
🕒 Carga horária: 8h
✍ Inscrições até 7 de abril
🔗 Formulário: AQUI
📍 30 vagas para público interno (UFRN) e 20 para público externo
📚 Apoio: Pró-Reitoria de Extensão da UFRN
👥 Mediação: Henrique Neiva (Wikimedia Brasil)

The post Museu da UFRN realiza curso para ampliar presença de cientistas brasileiras na Wikipédia appeared first on Saiba Mais.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.