Do colonial ao Premium: o salto que só o Oeste pode dar, diz palestrante

Queijo

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Tradição, tecnologia e mercado no mundo dos queijos artesanais foi um dos temas abordados durante a segunda edição do Conecta Queijo. O assunto foi abordado pelo CEO da 2DA Estratégia de Mercado, Daniel Dantas Guimarães.

Conforme Guimarães, o desenvolvimento territorial em Toledo passa a acontecer a partir da produção de queijo. “Se a disputa entre o café está acirrada. Algo semelhante acontece com o queijo. É preciso despertar o desejo, agregar valor ao produto e existe a necessidade contínua do mercado crescer”.

Ele pontua que cada pessoa pode fazer o seguinte questionamento: “o que está movendo as pessoas? Sempre que chego em um Município é essa a pergunta que faço. A certeza que tenho é que em Toledo ninguém faz nada só. O que move a Suíça? O queijo e o chocolate? O Brasil produz um bom vinho? E um queijo fino?”. Guimarães enfatiza a importância de agregar valor ao produto.

VALOR – Outro fator pontuado por Guimarães é que as pessoas são movidas por ideias. “Qual ideia você faz de uma bolsa de couro italiana? Qual a sua ideia sobre os vinhos da França? A ideia move a expectativa. Qual a sua opinião sobre essa ideia: o queijo da região Oeste do Paraná vai dominar os prêmios pelo mundo. Observem o poder da ideia”.

O palestrante explica que a ideia é capaz de mover grupos de pessoas, empresas, cidades, regiões e mundo. “Ela expressa a bandeira pela comunicação, a qual deve traduzir com clareza. Ao unir tecnologia e inovação é possível gerar um território coerente e criar um DNA. Os ambientes criados são poderosos, assim como as embalagens precisam ganhar caras novas. Qual é a estratégia de um território ou de uma empresa?”.

ALINHAMENTO – Guimarães pontua que não é possível fazer um desenvolvimento territorial sem liderança e sem alinhamento. “A vaidade pode ‘arrebentar’ a união. O desenvolvimento territorial é um compromisso coletivo. O desafio é passar por isso, porque em muitos momentos as lideranças são criticadas. Se você é um líder; você tem uma missão. Você foi chamado e não faz sentido você abandonar. Qual ideia está movendo o queijo do Oeste do Paraná? Todo líder quando está em um território pode gerar um efeito colateral”.

O palestrante complementa que “gostaria que quem se sente incomodado com a atitude de um líder que fizesse o contrário. Quem é mais visto e roda mais, vai vender mais. Quem planta mais, colhe mais. As lideranças precisam ser apoiadas e não apedrejadas. Carregar a bandeira é difícil, porque ela é pesada. Teve ter integridade e coerência. Qual ideia está movendo o queijo do Oeste do Paraná? Qual é a sua bandeira? O que está movendo a sua marca? É a sua história? É a sua tradição? Por isso, peço que apoiem os líderes. Não percam o tempo com discussões pequenas e internas, porque elas impedem dos territórios avançarem”, finaliza Guimarães.

Da Redação

TOLEDO

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