Eudiane Macedo pede desfiliação do PV para ingressar no União Brasil

A deputada estadual Eudiane Macedo pediu o seu desligamento do PV para se filiar ao União Brasil. O pedido de desfiliação do Partido Verde foi confirmado pelo presidente estadual da legenda, o ex-vereador e ex-candidato a vice-prefeito de Natal, Miklei Leite. De acordo com ele, o pedido da parlamentar será analisado nesta semana pela direção partidária, mas adiantou que acredita “que [a decisão] será favorável”.

Milklei contou questiona o pedido foi feito “de boca, não foi formal”, levado a ele por um assessor da deputada. A reportagem da Agência Saiba Mais entrou em contato, através de mensagens via WhatsApp, com a assessoria de comunicação, o chefe de gabinete e a própria Eudiane Macedo, mas até o fechamento da matéria não obtivemos retorno.

A saída de Eudiane do PV já havia sido anunciada no início de novembro pelo esposo da deputada, o vereador Tárcio Martins (União Brasil), mas somente agora foi confirmada. Ele havia dito que a parlamentar aguardaria a abertura da janela partidária, em abril de 2026, para fazer a mudança de partido, mas a decisão foi antecipada.

O PV integra a Federação Brasil da Esperança com o PT e o PCdoB. A legenda ocupou a vaga de vice, com Milklei Leite, na chapa majoritária encabeçada pela deputada federal Natália Bonavides (PT) na disputa pela Prefeitura de Natal em 2024. Apesar disso, Eudiane Macedo apoiou a candidatura do prefeito eleito Paulinho Freire (União Brasil).

Milklei chegou a acusar Eudiane de “infidelidade partidária”, dizendo que a Federação composta pelo PT, PV e PCdoB estudaria um possível pedido de cassação do mandato da deputada, mas, ao que tudo indica, os ânimos foram pacificados.

Tárcio Martins, na entrevista que concedeu no ano passado, disse que a saída de Eudiane se devia à “expulsão” dele do PV. Ele tentou ser candidato a vereador pelo partido, mas terminou se desfilando para se candidatar pelo União Brasil.

“Não coube o marido, também não coube a esposa”, disse o vereador após ser eleito para seu primeiro mandato na Câmara Municipal em 2024.

Milklei negou que Tárcio tenha sido expulso do PV. De acordo com ele, o vereador eleito, temendo a concorrência interna, “pediu para sair após a filiação do vereador Herberth Sena”.

Na mesma entrevista dada no início de novembro, Tárcio afirmou que o destino de Eudiane poderia ser o União Brasil, que possui dois representantes na Assembleia Legislativa: os deputados estaduais Ivanilson Oliveira e Taveira Júnior. Dos dois, Ivanilson é o único que integra a base de apoio da governadora Fátima Bezerra (PT).

Governadora recebe deputada e vereador. Foto: Assecom/Governo do Estado

No final de novembro de 2024, Eudiane e Tárcio foram recebidos pela governadora Fátima Bezerra, segundo quem a conversa com os dois girou em torno de “projetos que fortalecem nossa Natal e o RN”.

A reunião, aparentemente, serviu para alinhar o posicionamento do casal. A deputada, mesmo mudando de partido, deverá continuar na base aliada da governadora na Assembleia Legislativa, enquanto o vereador integra a bancada de apoio de Paulinho Freire na Câmara Municipal.

Saiba Mais:

Federação PT-PV-PCdoB ainda não definiu se pedirá cassação de Eudiane Macedo

The post Eudiane Macedo pede desfiliação do PV para ingressar no União Brasil appeared first on Saiba Mais.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.