Do outro lado do mundo: potiguar representa seleção brasileira principal em competição na China

Nascido e criado em São José de Mipibu, José Antônio vai parar do outro lado do mundo. O esporte possibilitou a viagem do rapaz de apenas 18 anos à China. O paratleta da bocha da Sadef (Sociedade Amigos do Deficiente Físico do RN) foi convocado para representar o Brasil na Beijing 2025 World Boccia Cup, competição na China, que acontece em junho, na capital Pequim. “Estou numa expectativa grande, vai ser minha primeira competição internacional representando a seleção brasileira principal. Lá, vou enfrentar os 10 melhores atletas do mundo. Isso já é motivo de muito orgulho”, diz o paratleta.

Focado, José Antônio está treinando todos os dias com o técnico da Sadef, Alexsandro Silva, que também foi convocado para a seleção. Ele reconhece que não vai ser uma disputa fácil, mas acredita no potencial do potiguar: “esperamos medalhar, mas sei das dificuldades. O nível é muito alto, os europeus e asiáticos são profissionais, vivem da bocha, vivem do esporte”. Junto com Alexsandro, José Antônio conquistou o campeonato mundial de bocha juvenil, em março, em Curitiba, se firmando como uma das grandes promessas da modalidade no país.

“Estamos indo pra São Paulo, para uma semana de treinamento com a seleção. De lá, vamos encarar mais de 24 horas de viagem, entre voos e escalas. Vai ser cansativo, mas chegaremos prontos pra brigar por um lugar no pódio. Vou dar o meu melhor”, promete o paratleta da Sadef, que também está se preparando para outro desafio: o idioma. “Estou aprendendo o básico do inglês. Chinês é complicado, pra isso vou contar com a equipe técnica da seleção, que já está acostumada com línguas estrangeiras, e vai nos orientar e nos ajudar no que for preciso”, diz.

image
José Antônio está treinando todos os dias com o técnico da Sadef, Alexsandro Silva, que também foi convocado para a seleção – Foto: Reprodução

Siga o canal “Agora RN” no WhatsApp

Adicionar aos favoritos o Link permanente.