O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, afirmou nesta segunda-feira 19 que o Brasil poderá retomar as exportações de carne de frango aos países que suspenderam as compras da proteína, caso não seja registrado nenhum novo caso de gripe aviária em granjas comerciais durante um período de 28 dias.
De acordo com o ministro, é necessário realizar o bloqueio e o rastreamento completo de tudo o que saiu da granja localizada no Rio Grande do Sul. Após esse procedimento, se não houver novos registros da doença, o país poderá comunicar com segurança ao mercado internacional que está livre da gripe aviária. “Se em 28 dias não houver nenhum outro caso, a gente pode, com tranquilidade, baseado em ciência, dizer ao mercado e aos compradores que o Brasil está livre de gripe aviária”, declarou.
Fávaro também observou que, mesmo com o cumprimento do prazo, é possível que alguns países continuem levantando dúvidas sobre a procedência do produto brasileiro e não retomem as importações de forma imediata. Para ele, esse tipo de precaução é uma prática comum.
Com informações da CNN Brasil.