A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) elevou para o maior nível o alerta meteorológico de chuvas, no final da tarde desta segunda-feira, 19, nas regiões da Zona da Mata e do Litoral de Alagoas.
“As rodadas mais recentes desses modelos indicam a persistência de chuvas que devem elevar os acumulados, acompanhadas por rajadas de vento para as regiões ambientais da Zona da Mata e Litoral (incluindo a região metropolitana de Maceió) no decorrer desta segunda-feira (19/05/2025), podendo se estender pela terça-feira (20/05/2025). Nas demais regiões, também há previsão de chuva de intensidade fraca a moderada neste período”.
Ainda segundo o aviso, há risco de novos pontos de alagamento, principalmente nas áreas com deficiência de drenagem urbana e elevação dos rios e lagoas. A possibilidade de deslizamento em áreas de encosta permanece elevada. Nas demais regiões ambientais do Estado de Alagoas, há possibilidade de chuva, porém sem risco associado.

Os rios Santo Antônio, Manguaba e Camaragibe estão com risco de transbordamento devido às intensas chuvas que continuam a cair em Alagoas nesta segunda-feira, 19.
Desabrigados e desalojados
O número de pessoas atingidas pelas chuvas em Alagoas subiu para 184, segundo o boletim divulgado pela Defesa Civil estadual na tarde desta segunda-feira.
Defesa Civil
Para qualquer ocorrência, a população pode acionar a Defesa Civil pelo 199 ou 156. E para receber a mensagem de alerta, pode se cadastrar enviando o CEP por mensagem de texto para o número 40199.
Inmet renova alertas
No final da manhã desta segunda-feira, o Inmet renovou os alertas de chuvas intensas emitidos para Maceió e outras cidades de Alagoas. Veja a lista de cidades:
- 🟠 Alerta laranja (perigo) – para 37 cidades: chuvas de até 100 milímetros por dia e ventos intensos de até 100 km/h. Até às 23h59 desta terça (20);
- 🟡 Alerta amarelo (perigo potencial) – para 50 cidades: chuvas de até 50 mm/dia e ventos de até 60 km/h. Até às 10h desta quinta (22).