A Prefeitura de Natal passará a disponibilizar abafadores de ruído para pessoas com autismo durante eventos culturais. Os dez equipamentos foram doados pelo vereador Tércio Tinoco (União) e serão usados em festivais e shows promovidos pela gestão municipal. O dispositivo reduz a exposição a sons altos, problema que impede muitas famílias de participarem de atividades públicas.
“É mais um grande passo para a inclusão das pessoas com deficiência promovido pelo nosso mandato. Muitas famílias com pessoas autistas deixam de ir a eventos culturais por falta desse equipamento, que nem sempre cabe no orçamento”, disse.
A hipersensibilidade auditiva, comum no Transtorno do Espectro Autista (TEA), pode causar crises diante de barulhos intensos. “O barulho incomoda muito, algumas pessoas chegam a entrar em crise. Os abafadores reduzem a exposição ao ruído excessivo, permitindo que os autistas participem de grandes festivais e eventos”, explicou o vereador. Os dispositivos atendem aos padrões da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
Siga o canal “Agora RN” no WhatsApp
A secretária municipal de Cultura, Iracy Azevedo, afirmou que os abafadores serão usados em todas as atividades da pasta. “Esse equipamento vai ser fundamental para controle e acolhimento de pessoas que precisam, e vão ter a oportunidade de assistir a um grande show sem se sentir incomodado”, disse. Desde 2023, a cidade conta com uma “Área Exclusiva PCD” em eventos, espaço reservado na frente dos palcos para pessoas com deficiência cadastradas no aplicativo Natal Digital.
Segundo Tércio, “as pessoas com deficiência têm o direito de ocuparem todos os espaços, inclusive os de lazer e festas. O que era muito difícil antes dessas conquistas, por causa das dificuldades impostas pela própria deficiência e pela estrutura dos locais. Com as áreas exclusivas e agora com os abafadores, os eventos se tornam mais inclusivos e democráticos, o que é motivo de festa pra gente”.
A prefeitura não informou se há planos para ampliar o número de equipamentos. A medida surge em um momento em que cidades brasileiras discutem políticas de acessibilidade em grandes eventos. Em Natal, a próxima ação com os abafadores ocorrerá no São João, que terá palcos em quatro bairros.