Candidatura coletiva: Irmãos gêmeos disputam juntos vaga na Câmara de Natal

Natal terá dois irmãos gêmeos concorrendo a uma vaga na Câmara Municipal, em uma candidatura coletiva. Formados em Gestão de Políticas Públicas e moradores do bairro de Igapó, na Zona Norte da cidade, Pedro Henrique e Paulo Victor revelaram ao AGORA RN nesta quinta-feira 15 detalhes sobre o que os motivaram a se candidatar, seus planos para o legislativo e como pretendem melhorar a qualidade de vida dos natalenses.

A candidatura coletiva, ainda incomum no Brasil, foi formalizada em cartório e segue as diretrizes de uma resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que permite esse tipo de representação. “Eu, Paulo, serei co-candidato e participarei do mandato na elaboração de projetos, ações e atividades diversas. Fizemos um contrato que garante que o mandato será regido pelos dois em ideias, propostas e composições na Câmara Municipal de Natal”, explicou Paulo.

Os irmãos aguardam ainda a decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) sobre a solicitação para que a foto de ambos apareça na urna eletrônica. O registro da candidatura foi feito no nome de Pedro. Os dois são candidatos pelo partido Avante, que tem Rafael Motta como candidato a prefeito.
“Fizemos a solicitação (da foto conjunta) e está em tramitação. Se negarem, podemos recorrer e apresentar o contrato que realizamos. É a primeira vez que isso acontece aqui”, contou Paulo.

Pedro e Paulo destacam que sua candidatura coletiva reflete a busca por uma representatividade mais próxima da realidade da população natalense. “A gente é mais conhecido como gêmeos Pedro e Paulo, e queremos usar essa força que construímos junto à comunidade para fazer a diferença na política. Nosso compromisso é com o povo, e para nós, isso significa estar presente onde realmente importa, na rua, na casa, no bairro, escutando as pessoas”, disse Paulo.

Uma das propostas centrais dos irmãos é aproximar a Câmara da população, especialmente das comunidades mais carentes. “Queremos que a Câmara esteja mais próxima das pessoas. Nós crescemos e desempenhamos um trabalho social em Igapó e queremos levar isso para toda Natal, com coragem e ideias inovadoras para mudar a vida dos cidadãos. O papel do vereador é fiscalizar o Executivo e legislar para o povo, mas isso muitas vezes não chega às comunidades da Zona Norte e da cidade como um todo”, destacou Paulo.

Pedro e Paulo também planejam melhorar a qualidade dos serviços de saúde, com a implementação de um sistema de marcação online para evitar filas nos postos de saúde, por exemplo: “A gente vê filas enormes nos postos, onde as pessoas precisam chegar de madrugada para conseguir uma ficha. Em outros estados, existe um sistema de marcação, um portal da saúde. Se eleitos, vamos propor a criação desse sistema em Natal”.

Pedro demonstrou confiança na campanha. “Estamos bastante confiantes. Já falamos com a população diariamente através dos trabalhos que desempenhamos, e isso está surtindo um efeito muito positivo. Já fomos citados em quatro pesquisas eleitorais, o que renova nossas esperanças de caminhar por toda a cidade, levando novas ideias e projetos”, disse.

Trabalho social na Zona Norte. Conhecidos como “gêmeos Pedro e Paulo”, os irmãos enfrentaram desafios desde a infância, com uma história marcada por dificuldades financeiras e de saúde. “Somos trigêmeos: Pedro, Paulo e Rita. Nossa mãe teve uma gravidez de risco e passamos por algumas complicações na infância. Isso nos motivou a trabalhar para melhorar a vida de outras pessoas, e agora queremos levar esse compromisso para a Câmara Municipal de Natal”, disse Pedro.

Eles também falaram sobre o trabalho social comunitário que realizam em Igapó há quase oito anos. “O pouco que a gente tem, tentamos levar para as pessoas em atitude de solidariedade e amor ao próximo. Começamos com ações em datas comemorativas e doações de cestas básicas, com o apoio do comércio local e amigos. Com isso, a população pediu para que a gente saísse candidatos, algo que nunca passou pela nossa cabeça, mas aceitamos o desafio”, concluiu Paulo. l

Adicionar aos favoritos o Link permanente.