Autoridades se manifestam sobre barco que pegou fogo no Rio Solimões, no Amazonas


Embarcação, identificada como “M Monteiro” estava a caminho do município de Tabatinga, interior do Amazonas, quando foi tomada pelas chamas na tarde de segunda-feira (29). Este é o segundo barco com registro de incêndio, no estado, em menos de três dias. Autoridades se manifestam sobre barco que pegou fogo no Rio Solimões, no Amazonas
Autoridades se manifestaram sobre o incêndio que destruiu o barco “M Monteiro”, na tarde da segunda-feira (29), no interior do Amazonas. Até o momento, o acidente causou a morte de três pessoas, conforme informações das secretarias municipais de Saúde e Assistência Social do município de Uarini.
Esta é a segunda embarcação que pegou fogo no interior do estado em menos de três dias. No último sábado (27), um outro barco foi tomado pelas chamas no Rio Negro, nas proximidades da Comunidade Santa Maria, que fica a cerca de 40 minutos de Manaus. O incidente deixou quatro mortos.
📲 Participe do canal do g1 AM no WhatsApp
O acidente, registrado na segunda (29), aconteceu em meio ao Rio Solimões, por volta das 15h40. O barco “M Monteiro” saiu de Manaus, no sábado (27), e tinha como destino final o município de Tabatinga, interior do Amazonas.
O barco foi tomado pelo fogo em meio ao trajeto, nas proximidades do município de Uarini, interior do estado. Ao todo, 168 pessoas, entre elas passageiros e tripulantes, foram resgatadas e deram entrada na unidade hospitalar do município. Desse total, três passageiros morreram no Hospital Regional Franco Lopes.
Em nota, o Exército Brasileiro informou que os primeiros socorros foram prestados por uma tripulação do Comando Militar da Amazônia, que estava em deslocamento no rio, no momento do acidente, e avistou a embarcação em chamas.
“Os militares constataram a presença de vítimas no local e passaram a prestar toda a assistência necessária. Foi acionado o 9º Distrito Naval, além das autoridades do Estado e Município”, diz o texto.
LEIA TAMBÉM:
Incêndio em barco no interior do Amazonas deixa três mortos; 165 pessoas sobrevivem
O que já se sabe e o que falta saber sobre embarcação que pegou fogo no Rio Negro, em Manaus
Barco pega fogo no interior do Amazonas.
Reprodução/Redes Sociais
Por meio de nota, a Marinha do Brasil informou que também fez o envio do Navio Patrulha Fluvial “Amapá” do Comando do 9° Distrito Naval e da equipe móvel da Agência da Capitania dos Portos da Marinha em Tefé para auxiliar nas buscas e no socorro às vítimas.
Agentes do Corpo de Bombeiros e Polícia Militar do município de Tefé, também no interior do estado, participaram do resgate.
Ainda na noite de segunda (29), o Governo do Amazonas informou que uma força-tarefa foi montada para atender as vítimas do incêndio. Entre as ações, estava fazer o envio de medicamentos e insumos para reforçar as unidades de saúde de Tefé e Uarini, e o embarque de especialistas em atendimento pré-hospitalar para auxiliar no atendimento de feridos.
Resgate
De acordo com a Secretaria de Saúde de Uarini, 168 pessoas foram resgatadas após o incêndio. Desse total, três pessoas morreram na unidade hospital do município, sendo elas, uma criança de 1 ano de idade e outras duas pessoas adultas.
Ainda conforme o órgão municipal, do total de resgatados, 16 seguem internados, sem risco de morte. Já as outras vítimas foram encaminhadas para escolas do município, que estão servindo de abrigo para os passageiros.
Entre os passageiros, há pessoas de: Manaus, Tabatinga, Tonantins, Amaturá, Fonte Boa, Jutaí, Santo Antônio do Içá, Anori e Atalaia do Norte. Além disso, havia também passageiro com nacionalidade peruana.
Segundo a Defesa Civil de Uarini, equipes estão na embarcação para verificar se existem mais vítimas. Até o momento, não há informações sobre o número de desaparecidos.
Embarcação pega fogo e passageiros se jogam no Rio Negro, no AM; 4 mortes confirmadas
Adicionar aos favoritos o Link permanente.