Profissionais da educação fazem protesto por reajuste salarial na governadoria nesta quinta-feira 15

Na manhã da quinta-feira 15, profissionais da educação se reuniram em protesto na frente da governadoria pedindo por reajuste salarial. O ato começou às 9h30 e contou com profissionais tanto de Natal, quanto de outros municípios, incluindo porteiros, merendeiros e secretários que lutam por maior reconhecimento.

Essa insatisfação tem como origens o longo tempo em que a comissão destinada a elaborar a proposta de projeto de lei se debruçou sobre o assunto, bem como a demora da SEAD, representada por Pedro Lopes (Administração), para apresentar o texto da matéria.

Vera Lúcia, diretora do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do RN (SinteRN), relata que os funcionários vêm reivindicando o plano a anos e não são comtemplados. “A gente fez um plano e o secretário da administração do estado desmanchou o plano todo e fez do jeito dele. Queremos urgentemente uma audiência com a governadora para o plano de carreira acontecer e para a assembleia legislativa negociar”, afirma a diretora.

Entre as coisas que o secretário da Administração, Pedro Lopes, alterou estão a data base que corresponde a data de reajuste salarial, o índice de reajuste, a retirada de funcionários que trabalhavam na educação a mais de 30 anos, entre outros.

“Toda audiência ele joga na cara da gente que quem onera a folha de pagamento é a educação e o dinheiro vai todo pra educação, e ele precisa entender que professor e servidores da educação é a maioria no servidor do estado”, afirma a diretora do SinteRN.

Protesto Servidores da Educação RN (58)
Protesto Servidores da Educação RN – Foto: José Aldenir / AGORARN
Adicionar aos favoritos o Link permanente.