Abel Ferreira, treinador do Palmeiras
| Foto: Fabio Menotti/ Palmeiras
Imagine se os árbitros soubessem diferenciar o óbvio em uma disputa pela bola, quando o braço com o movimento do corpo toca involuntariamente o adversário, de uma ação agressiva, de um braço na face de outro jogador. A expulsão de um jogador do Botafogo na partida contra o Bahia e a não expulsão de Pulgar do Flamengo, foram erros graves de dois árbitros. A maioria não sabe também separar o que é pênalti quando a bola toca em um braço.Imagine se o Fluminense, que enfrentou ontem o Grêmio pela Libertadores, tivesse um treinador que unisse a ousadia e a busca pelo gol de Fernando Diniz com o pragmatismo e a obsessão de Mano Menezes pela segurança. Seria um técnico especial.Imagine se o jovem e excelente treinador Seabra do Cruzeiro fosse um vidente para saber qual a melhor opção na escalação da equipe nos próximos jogos, já que chegaram vários jogadores. O elenco ficou mais forte, porém com exceção do excepcional goleiro Cassio, os novos contratados são bons, mas de nível técnico parecidos com os que o Cruzeiro já tinha.
Bernard foi uma das grandes contratações do Atlético-MG
| Foto: Pedro Souza / Atlético
Imagine se alguns times brasileiros, como o Inter, tivessem elencos tão bons como diziam. Independentemente do jogo de ontem do Atlético-MG contra o San Lorenzo da Argentina pela Libertadores, o Galo melhorou o time com as chegadas de um bom zagueiro (Alonso) e de um bom meio-campista (Alan Franco).Imagine se o futebol tivesse um manual de como organizar melhor um time para vencer e se tudo que fosse ensaiado acontecesse na pratica, sem surpresas, acasos. Seria muito chato. A tendência cada vez maior é utilizar a diversidade, saber o momento de alternar o futebol mais cadenciado com aceleração para chegar ao gol.
Thiago Almada é a maior contratação da história do Botafogo
| Foto: Vitor Silva/Botafogo
Imagine se o Botafogo acrescentasse ao seu estilo de muita força e velocidade o jogo de mais troca de passes, de mais pausas em direção ao gol. Seria ainda melhor. A contratação do brilhante jovem Almada, poderá ser um avanço individual e coletivo. Como disse a comentarista Renata do SporTV, a seleção brasileira feminina foi muito bem nas olimpíadas, mas faltou contra o EUA mais aproximação das jogadoras para fazer triangulações e envolver a equipe americana.Imagine, se todos nós aprendêssemos a conhecer e a respeitar os círculos e segredos do tempo, do corpo, da alma e da vida, o instante de realizar e de imaginar.