Lady Tempestade: peça inspirada em livro publicado no RN é indicada a Prêmio Shell

A peça “Lady Tempestade”, estreladas Andréa Beltrão, é uma das que lideram a 35ª edição do Prêmio Shell de Teatro, com três indicações. A peça é inspirada no livro “Diários de Mércia Albuquerque (1973 – 1974)”, publicado pela Potiguariana, editora independente de Natal (RN) criada em 2021 pelo economista e ativista em Direitos Humanos Roberto Monte.

A figura central do monólogo, que estreou em janeiro de 2024, é a pernambucana Mércia Albuquerque, advogada que defendeu mais de 500 presos políticos no Nordeste durante a ditadura militar, incluindo mais de 100 perseguidos do Rio Grande do Norte.

As cartas de Mércia endereçadas a mães, familiares próximos e amigos de vítimas da ditadura revelam uma mulher humanista e intransigente na defesa da vida e da democracia.

Lady Tempestade, o título do espetáculo, foi pescado do trecho de uma das cartas, na qual Mércia diz que “minha mãe é bonança, eu, não, sou tempestade”.

Na véspera da estreia da peça, a atriz Andréa Beltrão contou em entrevista a Agência SAIBA MAIS que Yara de Novaes (diretora do espetáculo) conheceu a história de Mércia durante a realização de um filme sobre o caso de José Carlos da Mata-Machado, um rapaz que foi preso e assassinado. “Mércia foi a advogada que conseguiu a exumação do corpo para que finalmente a família pudesse enterrá-lo. Lady Tempestade é um espetáculo sobre Mércia, para Mércia, e para todos nós que não queremos repetir as histórias macabras do período da ditadura militar no país”.

Saiba+ Andréa Beltrão: “Dia 8 de janeiro corremos o risco de voltar a 1964”
Saiba+ Quem foi Mércia Albuquerque: a maior advogada de presos político do Nordeste
Saiba+ Advogada que escreveu cartas na ditadura vira elo para irmã de vítima

O Prêmio Shell de Teatro abrange espetáculos apresentados no Rio de Janeiro e em São Paulo entre 1º de dezembro de 2023 e junho de 2024. Ao todo, 24 produções foram selecionadas, representando uma variedade de temas, formatos e estilos.

Andréa Beltrão concorrem ao prêmio de Melhor Atriz por sua atuação em “Lady Tempestade”. Além disso, Yara de Novaes, foi indicada na categoria de Melhor Direção. A peça também se destaca na categoria dramaturgia.

A segunda fase de indicações será divulgada em dezembro, juntamente com os concorrentes na categoria Destaque Nacional, que reconhecerá espetáculos de todo o Brasil, exceto Rio de Janeiro e São Paulo. A cerimônia de premiação está prevista para março de 2025, no Rio de Janeiro.

The post Lady Tempestade: peça inspirada em livro publicado no RN é indicada a Prêmio Shell appeared first on Saiba Mais.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.