Novembro será chuvoso no RS, mas sem os extremos de 2023

Novembro terá chuva acima da média histórica no RS, como na metade Norte, mas sem os eventos extremos que marcaram o mês em 2023. É o que prevê a Metsul Meteorologia.

O mês de novembro marca a reta final da primavera meteorológica no Brasil, trazendo o aumento das características de verão, como chuvas mais frequentes e temperaturas em elevação. No Centro-Oeste e Sudeste, o fim da temporada seca gera condições para pancadas de chuva e temporais isolados.

No Sul, o mês de novembro é historicamente o mais quente do trimestre de primavera, com temperaturas significativamente mais elevadas do que as registradas em setembro.

Em Porto Alegre, dados históricos da série 1991-2020 mostram que novembro possui uma média de temperatura mínima de 17,2°C e máxima de 27,7°C, sendo o quarto mês mais quente do ano. A precipitação média no mês é de 105,5 mm, abaixo das médias de setembro e outubro, mas ainda assim suficiente para manter a umidade na capital gaúcha.

Diferente de 2023, quando o forte episódio de El Niño provocou enchentes históricas, a situação atual do Oceano Pacífico é marcada por neutralidade, com tendência de La Niña fraca.

Em novembro, o clima no Rio Grande do Sul terá uma variabilidade maior, com chuvas acima da média em algumas regiões, especialmente no norte do estado, mas sem projeção de eventos extremos como os registrados no ano passado.

A tendência é que as chuvas sejam mais frequentes, porém menos intensas, enquanto massas de ar mais frio devem alcançar o estado em alguns períodos. A previsão indica que frentes frias trarão temperaturas agradáveis na segunda semana do mês, quebrando eventuais dias de calor intenso.

Assim, os gaúchos devem se preparar para dias quentes e para pancadas de chuva ocasionais, comuns nesta época, mas sem a expectativa de extremos climáticos como os do último ano.

Fonte: Metsul

Como será o clima no mês de novembro

The post Novembro será chuvoso no RS, mas sem os extremos de 2023 appeared first on Agora No Vale.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.